Início Geral Biodigestor é novidade na Expoagro Afubra 2012

Biodigestor é novidade na Expoagro Afubra 2012

Já imaginou poder abastecer o maquinário ou até mesmo parte da propriedade agrícola com a utilização de energia gerada a partir de dejetos de animais? Numa parceria entre Afubra e Univates, durante a Expoagro Afubra 2012 os produtores puderam conferir o funcionamento do biodigestor, capaz de transformar materiais orgânicos em biogás e biofertilizante. Instalado há mais de trinta dias no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Diversificação da Agricultura Familiar, no Parque de Exposições, a novidade atraiu a atenção de milhares de visitantes.

Divulgação

Parque da Afubra possuia um instalado para amostra

De acordo com o pesquisador Odorico Konrad o biodigestor representa uma importante alternativa para a pequena propriedade. Inicialmente, o projeto é realizado com 10 animais bovinos, confinados no Centro de Pesquisa da Afubra. Durante o período de um ano devem ser avaliadas questões de custo e benefício. Nessa etapa, os estudiosos almejam analisar a eficiência do biodigestor em diferentes épocas do ano e descobrir respostas para dois dos principais questionamentos dos visitantes: investimento e quantidade de energia que pode ser gerada.
Para Konrad o retorno na feira foi bastante positivo. Com a exposição do biodigestor, os agricultores puderam acompanhar de perto o processo e as perspectivas em torno dele. O projeto deixou a teoria para mostrar, na prática, que a novidade tem tudo para sair do meio acadêmico e ganhar o campo. Exemplo disso é a utilização do biogás para ligar lâmpadas e uma ordenhadeira, algumas das demonstrações realizadas nos dias de realização da Expoagro.
No local, entre os equipamentos estão dois reatores com capacidade de 4m³ cada. A partir deles, são utilizados 200 litros de dejetos por dia, além de pequenas quantidades de silagem. Para o pesquisador, o projeto é mais do que uma opção para destinar corretamente os resíduos gerados na propriedade, de obter energia barata ou de biofertilizante. Ao adotar o processo, o produtor terá papel fundamental para a pesquisa e desenvolvimento do biodigestor. A partir das suas experiências será possível aprimorar o sistema.
Para que a realidade possa brotar em muitas localidades, no entanto, Konrad salienta que governantes e lideranças precisam buscar alternativas de financiamentos e crédito. Tornar a iniciativa a mais próxima possível da agricultura familiar é uma das grandes metas para um futuro promissor.