Início Política Biden quer unificar os Estados Unidos

Biden quer unificar os Estados Unidos

Como prioridade, candidato eleito listou desafios como a pandemia, crise econômica, justiça racial e clima

Ricardo Gais
[email protected]

Joe Biden se torna o 46º presidente dos EUA e Kamala Harris, a primeira mulher a ser eleita para a vice-presidência. Foto Kevin Lamarque/Agência Brasil/Reuters

Após quatro dias de projeções, especulações e contagem de votos, o democrata Joe Biden foi eleito no sábado, 7, o 46º presidente dos Estados Unidos (EUA). Com a conquista dos 270 delegados do colégio eleitoral necessários, Biden teve sua vitória decretada na Pensilvânia, conquistando um total de 290 delegados.

O atual presidente Donald Trump, – que conquistou 214 delegados – e com isso derrotado, não reconheceu o resultado e disse que vai recorrer à Justiça. Trump reclama de suposta fraude na apuração dos votos em alguns estados em que perdeu, e fez as acusações sem apresentar provas. O candidato republicano disse que havia problemas na autenticação dos votos feitos pelo correio, em estados chaves. No entanto, até o momento, nenhuma irregularidade foi apontada pelas autoridades na contagem dos votos. Trump foi o primeiro presidente em exercício dos EUA a perder uma disputa à reeleição em 28 anos.

Um dia após eleito, Biden quem tem como vice-presidente, Kamala Harris, a primeira mulher negra e a primeira a ser eleita para a vice-presidência dos Estados Unidos, em uma plataforma on-line da transição presidencial listou como principais desafios a pandemia, a crise econômica, o clamor por justiça racial e as mudanças climáticas. “A administração Biden-Harris é capaz de lidar com os desafios mais urgentes que enfrentamos: protegendo e preservando a saúde de nossa nação, renovando nossas oportunidades de ter sucesso, avançando na igualdade racial e enfrentando a crise climática”, publicou o perfil oficial da transição, que teve sua mensagem republicada pelo presidente-eleito Joe Biden no Twitter.

Biden, em seu discurso após a vitória, prometeu que trabalhará para unificar um país que está profundamente dividido dando chances para todos e é momento de curar a América. O democrata, durante um de seus debates eleitorais, também mostrou preocupação a nível global, inclusive com o Brasil, mais precisamente com as queimadas e desmatamento que ocorrem na Amazônia. Ele disse que é um ecossistema que precisa ser protegido, é indispensável ao planeta e prometeu criar um fundo, com outros países, para proteção da Amazônia.

Biden conquistou 50,7% dos votos e Trump 47,6%. Reprodução