Início Especiais Biblioteca Municipal: acervo completo para a leitura

Biblioteca Municipal: acervo completo para a leitura

Pessoas de vários lugares do Brasil e do Mundo já visitaram o local

Acervo com mais de 14 mil exemplares é um atrativo para o hábito da leitura
FOTOS: LUANA FERRAZ CARDOSO

Luana Ferraz Cardoso – [email protected].br

Para aqueles que curtem uma boa leitura uma dica, para o período de férias do trabalho, ou, para os estudantes em recesso escolar, ou, simplesmente para os apaixonados em ler, é a Biblioteca Pública Municipal Professora Elisa Gil Borowski, de Santa Cruz do Sul. Localizada na Rua Marechal Floriano, 19, a edificação data de 1998. Em sua estrutura possui uma abrangente sala, com todos os tipos de livros, trazendo o melhor da Literatura para os seus apreciadores. Livros sobre economia, meio ambiente, os melhores romances e suspenses, podem ser encontrados no local. A dedicação e cuidados com o acervo, composto por 14.480 exemplares, está sob responsabilidade do técnico, Jair Teves, que atua como bibliotecário desde 2001. O horário de atendimento do local é de segunda à sexta, das 8h15 às 11h45 e das 13h10 às 16h50.
Para a retirada dos livros é necessário um cadastro, onde a pessoa interessada comparece ao local com seu documento com foto e comprovante de residência. Além de poder retirar livros semanalmente, a biblioteca contém um espaço onde existem livros para a troca. Interessados podem deixar livros e levar outros de sua escolha. Sempre pensando nas melhores experiências para os leitores, o local possui um ambiente harmonizado e tranquilo, para quem deseja estudar ou fazer uma leitura silenciosa.

Jair: “É uma profissão gratificante”


Os livros estão expostos nas prateleiras, etiquetados e enumerados, de acordo com sua classificação. Desde obras mais antigas até as atuais, tudo de fácil acesso para os visitantes e consumidores. Materiais como áudio livros e CDs e livros em braille, para crianças ou demais pessoas que possuem problemas de visão.
A biblioteca também pode ser considerada um ponto turístico de Santa Cruz. Pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo já visitaram o local, sempre ressaltando os elogios e carinho, que todos têm com os livros, para com sua conservação. Não é cobrado nenhum valor para consumir os livros, mas caso o indivíduo não devolva o que retirou, passa a ter seu nome bloqueado em sistema, não podendo retirar mais nenhum outro material até fazer a devolução dos anteriores.

Na biblioteca há um cantinho especial para troca de livros


Todo o acervo pode ser encontrado e pesquisado no site da biblioteca municipal ou da prefeitura. No mesmo constam todas as informações a respeito do local e seus recursos. Na esquina do estabelecimento, há uma geladeira literária, que está disponível para retirada de livros. A biblioteca participa de diversos projetos ao longo do ano para que cada vez mais pessoas sejam atraídas e possam conhecer sua vasta quantidade e variedade de livros. O bibliotecário Jair salienta sua alegria por seu trabalho. “É uma profissão muito boa e para mim é gratificante estar entre os livros, e poder receber pessoas diferentes de tantos lugares me deixa muito feliz”.