Início Empresarial Beto Peças: Há 40 anos sendo exemplo de empreendedorismo

Beto Peças: Há 40 anos sendo exemplo de empreendedorismo

Ricardo Gais
[email protected]

Santa, Andréa Hannemann e Ariberto Hannemann – Rolf Steinhaus

A loja Beto Peças, localizada em Santa Cruz do Sul, entende bem do que você precisa para sua casa ou empresa. Com mais de 40 anos no mercado, a loja vem conquistando novos clientes diariamente devido ao seu bom atendimento e pela grande oferta de produtos. Atualmente, são mais de 26 mil itens disponíveis.

Fundada em 20 de maio de 1980, por Ariberto Hannemann e sua esposa Santa Hannemann, a loja Beto Peças comemorou na quarta-feira, 20, mais um ano de história.

Ariberto conta que sua primeira loja foi no interior de Santa Cruz, em São José da Reserva e, após algum tempo, abriu o estabelecimento no centro da cidade, na Rua Júlio de Castilhos, em um espaço de 18 metros quadrados. Depois de cinco anos, a loja também passou a atender na Rua Ernesto Alves, mas foi em 1987 que o sonho de ter um prédio próprio ganhou vida. Foi então que a Beto Peças se instalou na Avenida Paul Harris e anos depois, em 1994, o prédio foi ampliado, totalizando uma área com 1.200 metros quadrados de loja.

Com amplo espaço, a loja pôde aumentar seus produtos e satisfazer ainda mais seus clientes. “A nossa quantidade de produtos aumenta diariamente. Inicialmente trabalhávamos com parafusos, agora, estamos diversificados e hoje os produtos principais são parafusos, ferragens e ferramentas”, destaca o proprietário Ariberto. A loja também engloba a área da linha de EPIs e, é parceira da Tramontina e de mais mil fornecedores.

“No início eu comecei a trabalhar sozinho e hoje possuo 22 colaboradores, alguns estão há anos com a gente”, frisa Ariberto. Um funcionário que completou 25 anos de empresa Beto Peças, como forma de agradecimento, ganhou de presente uma viajem para Porto Seguro com direito a acompanhante.

Devido à pandemia da Covid-19, a empresa, assim como as outras, teve que se adaptar a novas formas de atendimento ao cliente. “Nessa pandemia estamos atendendo com dificuldades, mas estamos atendendo”, ressaltou o proprietário. Por ordem do decreto municipal de Calamidade Pública, a Beto Peças ficou fechada por duas semanas. Para atender os clientes, algumas mudanças tiveram que ser adotadas, como o atendimento através de tele-entrega e drive-thru. “Foi muito ruim, pois é difícil para atender nos automóveis, demanda muito tempo, algumas pessoas não sabem o nome do produto e temos que procurar dentro da loja”, lamentou.

A Beto Peças, sempre atenta às recomendações de saúde, está respeitando todas as medidas de higiene. Funcionários e clientes devem usar máscaras e fazer o uso do álcool gel frequentemente. Para evitar aglomeração de pessoas, atende em horário exclusivo os idosos e pessoas no grupo de risco. “Estamos atendendo oito pessoas por vez dentro da loja e o atendimento não demora muito, pois sempre tem gente esperando para entrar. Em um dia, chegamos a atender 360 clientes no interior da loja e outras 200 pessoas foram atendidas na rua”, comenta Ariberto. Ainda, conforme ele, esse movimento já era registrado antes da pandemia e a média de pessoas atendidas por dia é de aproximadamente 400 pessoas. “80% da nossa venda já está normal”.

O espírito empreendedor de Ariberto está associando ao pai, que já possuía comércio onde moravam, “meu pai tinha comércio, cuidava do salão de bailes e do campo de futebol”, explica.

A esposa Santa e as filhas Andréa e Andiara Hannemann ajudam Ariberto na loja. Andréa conta que estão utilizando muito os meios de comunicação, inclusive o WhatsApp, no qual são realizados pedidos e esclarecidas as dúvidas dos clientes. Um novo site, mais atrativo ao público, também deve estar funcionando em breve. Conforme Ariberto, a ideia ao longo do tempo é voltar a vender por e-commerce.

O proprietário da Beto Peças finaliza: “Para se ter um comercio, temos que ter persistência. São muito os altos e baixos ao logo da vida”.