Alyne Motta – [email protected]
Nos últimos tempos tem se ouvido falar bastante sobre o Pilates, uma técnica alicerçada em conhecimentos de anatomia, fisiologia e medicina tradicional chinesa com fortes influências da ioga, artes circenses e marciais. O método surgiu na década de 1920 e leva o nome de seu criador, Joseph Hubertus Pilates.
Dono de uma saúde fragilizada dedicou-se a melhorar sua condição de saúde praticando ginástica, mergulho, esqui e boxe. Autodidata, tempos mais tarde desenvolveu o Pilates, que tem como base um conceito denominado de contrologia, ou seja, o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.
Alyne Motta
Posição em V realizada no aparelho Cadilac
O foco do método Pilates é a melhora da saúde, a busca do bem-estar e de maior qualidade de vida unindo o corpo e a mente, o que as pessoas procuram hoje em dia. A técnica fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações.
Alyne Motta
Posição da tesoura no aparelho Barril
De acordo com Cíndia Lanza, instrutora de Pilates no Essencial Estúdio de Atividades Físicas, o método configura uma forma agradável, fácil e que traz resultados rápidos para qualquer pessoa, a partir dos 12 anos, independente do nível de condicionamento físico, desde que praticado com instrutor qualificado.
“Os movimentos estão fundamentados em seis princípios: concentração, controle, centralização, fluidez de movimento, precisão e respiração, no qual sua finalidade é fortalecer o corpo partindo do centro de força (região abdominal), melhorar a flexibilidade, a força e o controle do corpo”, explica.
Alyne Motta
Chute para frente, posição desenvolvida no solo
No Brasil, a técnica chegou em 1997, trazida pela professora de educação física Inelia Garcia. O método se popularizou primeiro nas grandes cidades, onde a procura por exercícios que combatam o estresse é mais valorizada, assim como a busca pelo corpo ideal. Tempos depois, tomou conta do país.
Cíndia explica que “a técnica consiste na execução de diferentes exercícios, com poucas repetições, respeitando as condições individuais, o alinhamento postural nos movimentos e o uso correto da respiração”. Para Joseph Pilates, uma respiração correta reduz o esforço cardíaco, melhora a circulação e a oxigenação do sangue.
Alyne Motta
Equilíbrio sobre a bola
O método deve ser realizado sempre com o acompanhamento de profissionais qualificados e pode ser praticado no solo, onde o aluno utiliza a própria resistência do corpo, ou com auxílio de aparelhos, que proporciona graus variados de resistência muscular, garantindo maior estabilidade.
Segundo estudos, os benefícios desta técnica consistem no desenvolvimento da coordenação motora e no controle dos movimentos corporais; aumento da densidade óssea diminuindo a osteoporose; ativação do sistema imunológico; melhora no rendimento das atividades esportivas, entre outros.
Alyne Motta
Pilates tem cada vez mais adeptos
Mais que um acompanhamento constante na realização correta dos exercícios, a formação dos professores é fundamental. Tanto Cíndia quanto João Augusto Zingler Polo, que também dá aulas, possuem formação em Educação Física pela Unisc e curso de Pilates pelo Instituto Tao de Medicina Esportiva, de Santa Catarina.
Quem quiser conhecer a técnica e saber mais detalhes, pode entrar em contato com Cíndia ou João através do telefone (51) 9914 8862 ou ainda ir até o Essencial Estúdio de Atividades Físicas, que fica localizado na Avenida Orlando Oscar Baumhardt, 1971, sala 04, em Linha Santa Cruz.