
Fotos: Elemir Polese
Quem não conhecia, teve a oportunidade de entrar no Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) no domingo, 30, e levar para casa um bichinho para cuidar. De forma inédita, abrir o local no fim de semana deu resultado: 18 animais foram adotados, entre cães e gatos. O local abriga cerca de 300 animais.
Maria Isabele dos Santos, moradora do Residencial Viver Bem, foi ao CBEA com o companheiro, Vitor. “Ficamos sabendo que estaria aberto e aproveitamos para adotar o Léo”, contou ela. A ação foi uma forma de encerrar com chave de ouro a Semana de Bem-Estar Animal.
A secretária municipal do setor, Bruna Molz, comemorou o evento. “Foi uma semana maravilhosa. Visitamos escolas, promovemos palestras, aplicamos vacinas, e com todo este movimento, percebemos que cada vez mais as pessoas estão se dando conta da adoção responsável”, observou. Ela revelou que está em avaliação a possibilidade de abrir o Centro de Bem-Estar Animal em um domingo a cada mês.
Quem também foi ao local pela primeira vez foi a cozinheira Ângela Meinhardt, que levou os filhos e o genro. “Somos todos apaixonados por cachorro. Adotei um faz oito anos e ele faz parte da família. Hoje viemos porque a gente ainda não conhecia (o CBEA)”, contou. O prefeito Sérgio Moraes (PL) e a primeira-dama Fátima Alves da Silva também prestigiaram a ação.
No Bom Jesus, 75 pets recebem vacina contra a raiva
Theo, de 9 anos de idade, chegou no quiosque do campo municipal do Bairro Bom Jesus com o seu xodó nos braços, o Toby. A orientação para que ele levasse o cachorrinho para receber a vacina contra a raiva partiu da mãe, Elisiane Lopes dos Santos. No total, 75 animais receberam o imunizante na tarde de sábado, 29, em mais uma ação alusiva à Semana de Bem-Estar Animal.
“Esta oportunidade é importante porque garante a acessibilidade da vacina para quem não tem condições financeiras para cuidar dos seus bichinhos, fazendo com que todos da comunidade tenham a oportunidade de manter os seus pets saudáveis e felizes”, reconheceu Elisiane.
A secretária municipal de Bem-Estar Animal, Bruna Molz, frisou que levar os serviços para a comunidade é uma ação necessária de saúde pública. “A raiva é uma doença grave. O município está distribuindo gratuitamente e nosso objetivo é de uma vez por mês desenvolver esta mesma ação em outros bairros”, explicou. Bruna ressaltou também que a ação teve a parceria da Secretaria Municipal de Saúde.
O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Bom Jesus, Clairton Ferreira, o Tim, aprovou a iniciativa. “Fico feliz que os moradores vieram com seus gatos e cachorros. É uma vacina que vem de graça e a gente agradece por virem aqui levar esta ação para nossas famílias”, comentou.
Atuando como voluntário, o veterinário e professor Cassio Peiter levou acadêmicos de Medicina Veterinária ao local. “A gente precisa sensibilizar as pessoas quanto ao cuidado com os animais. Estamos aqui para conhecer a comunidade e trouxe minha turma de alunos de Auxiliar Veterinária para aprenderem na prática”, explicou.
Quase no final da atividade, quem chegou foi a estudante Luiza, de 11 anos, acompanhada da mãe Roselaine Soares e com o cachorrinho Teodoro. “Vim com minha mãe porque a vacina é importante. Temos o Teodoro e outros três cachorros, e eu ajudo a dar banho e cuidar de todos”, revelou a menina, que exibiu a carteirinha de vacinação dos pets.