Início Geral Baterista santa-cruzense tem trabalho validado por prodígio coreano

Baterista santa-cruzense tem trabalho validado por prodígio coreano

Professor Astor Rocha tem 38 anos dedicados ao estudo da música e ao dom de ensinar

Diego Dettenborn

[email protected]

A música tem se tornado, desde o início da pandemia, refúgio para a sociedade atual que busca alternativas para vencer medos e receios do dia a dia. Porém, muitas vezes o consumo de arte em geral como ferramenta de prevenção à saúde, não direciona financeiramente retorno ao artista responsável pela obra em si. Nesse sentido, para alguns musicistas, por vezes, a valorização também pode ser mais significativa pelo reconhecimento, e não apenas em função do retorno financeiro.

Astor (D) e Denis (E) apostaram em regravações de covers

Em Santa Cruz do Sul tem músico referenciado do outro lado do planeta. É o caso do professor e baterista Astor Rocha, 38 anos dedicados ao estudo da música e ao dom de ensinar. Recentemente, Rocha, em parceria o músico Denis Job, regravou com novo arranjo uma versão cover executada por um dos maiores nomes da música coreana, o pianista Yohan Kim. O arranjo de “Bad”, de Michael Jacson, divulgada no YouTube, chamou a atenção do jovem talento sul-coreano, que em contato com Astor rasgou elogios ao trabalho feito pelos santa-cruzenses.  Através de e-mail enviado ao baterista santa-cruzense, Kim destacou o trabalho feito pelo duo. “Ficou muito legal. Dá a sensação que a gravação foi feita em conjunto por nós”.

Atingindo a marca de 2 milhões e meio de visualizações, o cover original de Yohan foi destaque na página principal do site oficial de Michael Jackson alguns anos atrás. Em 2021, a aprovação da reprodução feita pelos santa-cruzenses, vinda de um artista referenciado mundialmente e que atualmente é embaixador da Roland (fabricante de instrumentos musicais eletrônicos), serve como validação do trabalho realizado. É o que comenta Astor, que embora já seja reconhecido no cenário musical como instrumentista referência segue buscando aprimoramento e novos desafios. “Mandei o vídeo para ele, sem listar no YouTube, imaginando que ele não responderia, mas logo tive esse retorno positivo dele dizendo que parecia ter sido feito por amigos que estavam juntos na gravação e que poderia ser postado no YouTube. Foi muito simpático, apesar de curto na resposta”. Rocha ainda completa. “Estou sempre vasculhando a internet e buscando músicas instrumentais para produzir novos arranjos. Um retorno como o dele monetiza a alma, e nos enriquece como pessoa. Precisamos disso para seguir na situação atual que vivemos e estamos passando”.

Confira

O jovem talento Yohan Kim atingiu a fama mundial no universo da música com apenas 13 anos de idade, quando na ocasião foi contemplado com a divulgação do vídeo no site oficial do cantor Michael Jacson. Atualmente, com 18 anos, ele é apontado pela crítica mundial como um dos principais nomes do piano no estilo Jazz Crossover. Confira o vídeo feito por Astor Rocha e Denis no YouTube, através do canal oficial do baterista.