Tiago Mairo Garcia
[email protected]
O Stock Med/ União Corinthians está de volta a uma decisão nacional de uma competição adulta. O tricolor, campeão brasileiro em 94 e vice-campeão em 96 e 97, decide neste sábado, 22, o Campeonato Brasileiro de Clubes, competição organizada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB). A classificação da equipe santa-cruzense ocorreu na noite desta sexta, 21, ao vencer o Botafogo por 73 x 57, em semifinal que iniciou às 18h30, mas que devido à umidade da quadra, foi interrompida na metade do terceiro quarto e retomada às 22h30 até ser finalizada.
Diante do alvinegro carioca, treinado por João Batista, capitão que ergueu a taça de campeão brasileiro com a Pitt/ Corinthians em 1994, o União Corinthians entrou em quadra cometendo muitos erros, com os cariocas aproveitando e largando em vantagem ao vencer por 13 x 09. A partir do segundo quarto, o União Corinthians se encontrou na partida, conseguiu a virada e terminou o primeiro tempo derrotando os cariocas por 30 a 26.
A partir do terceiro quarto, o União Corinthians iniciou de forma arrasadora e aumentou a vantagem sobre o Botafogo até a partida ser interrompida em razão da umidade na quadra. Após mais de duas horas de espera, o jogo reiniciou e a equipe santa-cruzense aproveitou os erros do adversário para consolidar a vitória no período por 49 a 40. No último quarto, o União Corinthians se impôs e consolidou a vitória e a classificação ao vencer o Botafogo por 73 a 57.
Ralfi Ansaloni e Lelê foram os atletas com melhor desempenho em quadra, ambos com 23 de eficiência. Ralfi ajudou o União Corinthians com 15 pontos, 13 rebotes e uma assistência, enquanto Lelê fez 16 pontos, seis rebotes e cinco assistências, sendo escolhido o melhor jogador da partida.
Em entrevista concedida após o jogo, o técnico Athos Calderaro destacou a vitória e a classificação para uma final nacional após 24 anos. “O basquete de Santa Cruz é uma história que carregamos com muito orgulho. Depois de muitos anos estamos de volta a uma final. Esse time tem trabalhado muito. O jogo de basquete é muito mental e conseguimos manter o equilíbrio para conseguir o resultado e a classificação para a final”, disse o treinador. Escolhido o melhor jogador da partida, Lelê salientou o bom ambiente vivenciado pelo grupo. “Estamos trabalhando muito. Temos um ambiente bom e todo mundo está a fim de buscar o objetivo”, destacou o jogador.
Na final, o Stock Med/ União Corinthians vai enfrentar o Flamengo/ Blumenau, que venceu o Basquete Osasco, de São Paulo, na outra semifinal por 79 a 74. Recentemente, as duas equipes finalistas se enfrentaram em dois amistosos, disputados no Ginásio Poliesportivo, em Santa Cruz do Sul. A final entre União Corinthians e Flamengo Blumenau inicia às 18h30, enquanto, anteriormente, às 16h30, o Botafogo encara o Basket Osasco para definição do terceiro e quarto colocados. Ambas as partidas acontecerão na Arena Brusque, em Santa Catarina, com transmissão ao vivo na CBB TV, Band Sports e TV NSports.