Início Esportes Basquete feminino: Santa-cruzense vai treinar para a Copa América Sub-16

Basquete feminino: Santa-cruzense vai treinar para a Copa América Sub-16

Ala/pivô Alexandra Lawisch Eggers foi convocada para a seleção brasileira de jogadoras de até 16 anos
Foto: Divulgação/AMB

Luísa Ziemann – [email protected]

Santa Cruz do Sul terá uma representante na seleção brasileira sub-16 de basquete. A ala/pivô Alexandra Lawisch Eggers, aluna do Colégio Marista São Luís e integrante da Associação Meninas do Basquete (AMB), foi convocada para a equipe nacional que concorrerá a uma vaga na Copa América Sub-16, que será entre agosto e setembro. O Brasil se apresentará no dia 27 de maio e treinará até 9 de junho em Barueri, São Paulo, com 18 atletas selecionadas pela técnica Luciana Thomazini. Dessas, 12 viajarão para a competição continental que distribuirá quatro vagas à Copa do Mundo Sub-17 de 2024.

Essa é a segunda vez que a santa-cruzense é convocada para a seleção brasileira. No ano passado, Alexandra esteve junto à equipe sub-15 que conquistou medalha de bronze no Sul-Americano, no Chile. A atleta é vinculada ao clube Mampituba, de Santa Catarina, mas atua também na AMB de Santa Cruz, que é capitaneada por Karina Knak, segundo a qual esse é o maior projeto de basquete feminino do Rio Grande do Sul, contando atualmente com 74 meninas de 10 a 17 anos.

Karina explica que o projeto não possui fins lucrativos. “O objetivo da AMB é proporcionar saúde e bem-estar através do basquetebol”, salienta. “E quem sabe ainda realizar o sonho de uma menina em se tornar uma jogadora de basquete profissional. Os treinos do projeto acontecem de segunda-feira a sábado, em diferentes locais: Sociedade Ginástica, Colégio Mauá, ginásio da Amorlisc de Linha Santa Cruz e Marista.”

Das 74 integrantes da AMB, além da convocação de Alexandra para a equipe brasileira sub-16, outras cinco atletas foram chamadas para a seleção gaúcha sub-15 e oito ao time estadual sub-17. “Fazer acontecer o basquete feminino não é nada fácil, exige muita dedicação”, garante Karina. “Ver uma atleta na seleção brasileira é um sonho realizado, vindo de muito esforço. Alexandra se dedica muito. Além dos treinos com a equipe, faz treino individual com o professor Rodolfo Thomas, nosso treinador do sub-17 e atual treinador da seleção gaúcha dessa categoria.”

Experiência
Para Karina, que foi convocada para a seleção brasileira master 45+ que disputará o Mundial da categoria em agosto, em Mar del Plata, na Argentina, o basquete é seu companheiro de vida. A santa-cruzense, que foi atleta profissional na época de ouro da versão feminina da modalidade no país, chegou a dividir a quadra com nomes conhecidos no esporte, como Paula e Alessandra. “Com 14 anos, fui para São Paulo e lá fiz minha trajetória no basquete profissional. Porém, tive uma lesão grave no joelho, fiz duas cirurgias e tive que parar de jogar. Em 2010, voltei para Santa Cruz e, em 2017, ingressei na AMB, onde hoje sou gestora”, relata

Karina recorda que, em 2019, voltou a jogar basquete na categoria master. “Jogo por uma equipe de São Paulo e, no ano passado, fui convocada para a seleção brasileira, com a qual fui campeã pan-americana.” Ela se orgulha de passar o que aprendeu dentro e fora de quadra para as meninas da AMB. “Hoje me sinto muito feliz por estar passando um pouco do que vivenciei para as meninas e ver casos como os da Alexandra e também de outras que alcançaram grandes objetivos como esse”, comemora.