Divulgação / ACB
Huertas foi o cestinha e destaque do Barcelona, com 15 pontos e oito assistências
O duelo entre Real Madrid e Barcelona, do armador Marcelinho Huertas, na final da Copa do Rei 2014 foi histórico e emocionante. O confronto entre os dois gigantes espanhóis foi decidido apenas a 0s1 do fim, quando Sérgio Llull acertou um arremesso e o Real levou a melhor por 77 a 76 (38 a 42 no primeiro tempo), no Palácio de Deportes Jose Martin Carpena, em Málaga. Com o resultado, o Real Madrid tornou-se o maior vencedor da história da competição, com 24 títulos. O Barcelona com 23, havia vencido três das últimas quatro edições.
Pelo Real, o cestinha do jogo foi Rudy Fernandez com 19 pontos, seguido de Nikola Mirotic, com 17 pontos e 11 rebotes, também eleito MVP (jogador mais valioso) da Copa do Rei 2014. Sérgio Llull, do Real, deixou a quadra com nove pontos, além de seis assistências. Do outro lado, o brasileiro Marcelinho Huertas foi o destaque, com 15 pontos e oito assistências. O pivô Ante Tomic somou 14 pontos e pegou nove rebotes.
A Copa do Rei é disputada em formato de torneio, com as oito melhores equipes da primeira fase da Liga ACB. O Real Madrid chegou à final depois de vencer o Herbalife Gran Canaria por 83 a 60 nas quartas, e o CAI Zaragoza por 98 a 66 na semifinal. O Barcelona, por sua vez, derrotou o Iberostar Tenerife por 102 a 60 e chegou à final após bater o Valência por 89 a 81. (Fonte: CBB)