Após o prazo de 36 horas, o Governo do Estado recebeu 59 pedidos de reconsideração da classificação preliminar da 11ª rodada do Distanciamento Controlado. Municípios e associações regionais tinham até as 6h desse domingo, 19, para formalizar os recursos. Nesta manhã de segunda-feira, 20, os recursos estão sendo analisados pelo Gabinete de Crise e durante a tarde o resultado final será apresentado. Todas as reconsiderações encaminhadas são de municípios em área de bandeira vermelha.
A Região de Santa Cruz R28, no mapa preliminar, divulgado na sexta-feira, 10, ficou com bandeira vermelha (risco alto) por contaminação do novo coronavírus. A medida se permanecer neste protocolo irá causar grande impacto na cidade, já que medidas restritivas aumentarão. Na décima rodada preliminar a região já havia sindo classificada com risco alto, mas por meio de recurso conseguiu reverter para bandeira laranja.
Nesta rodada, o Estado atingiu o maior número de bandeiras vermelhas desde o início do Distanciamento Controlado, em 10 de maio. Conforme o mapa divulgado na sexta-feira, 17, 18 regiões foram classificadas com risco epidemiológico alto da Covid-19. Bagé e Pelotas ficaram com bandeira laranja (risco médio). O mapa definitivo entra em vigor nesta terça-feira, 21, e se estende até a segunda-feira, 27.