Luana Ferraz Cardoso – [email protected]
Você prefere conteúdos impressos ou virtuais? Com a pandemia, os meios digitais se intensificaram e se tornaram mais presentes na vida das pessoas. Pelo fato de não poderem sair de casa por conta do isolamento, as bancas e as livrarias tiveram diminuição de vendas. Mas ainda grande parte prefere comprar livros, ao invés do virtual.
Muitas editoras aos poucos estão diminuindo a impressão de revistas e estão disponibilizando aos seus assinantes materiais em sites para que possam seguir com seu trabalho e produção de conteúdos. Revistas de moda continuam em alta, no Brasil e no mundo. Com os avanços tecnológicos, é possível sublinhar e marcar tudo aquilo que for importante, seja para livros, sites e doutros. Mas o papel continua sendo a escolha para muitos jovens e adultos que preferem a emoção ao tocar o livro e guardá-lo consigo.
Há muitos anos as pessoas começaram a colecionar gibis, e isso foi se expandindo ao longo do tempo. Hoje existem muitos adeptos, não somente de livros e revistas clássicas, mas de objetos e discos. Atualmente a procura por esses livros continua sendo grande, pois quanto mais antigo, mais colecionável acaba se tornando.
Há 60 anos, A Banca, localizada na Rua Marechal Floriano, 600, Centro, é atrativo para todos. O local com um espaço repleto de revistas, livros e gibis. O empreendimento foi passado de pai para filho, e hoje está sob a administração dos irmãos Rene Luiz Jordan e Raul André Jordan. A Banca dispõe de conteúdos para todas as idades, livros e revistas infantis. Para aqueles que curtem colecionar, encontram gibis como a Turma da Mônica, Tex e muito mais.
A loja tem centenas de livros e revistas. E toda semana recebe novos lançamentos, pois estão sempre renovando e trazendo novidades aos clientes. Para os românticos, livros como ‘Orgulho e Preconceito’ e a trilogia do filme ‘Barraca do Beijo’, também estão expostos na loja. Os Livros e revistas de autoajuda estão cada vez mais em alta. Mario Sergio Cortella, e grandes outros nomes da filosofia, fazem parte dessas obras.
Rene menciona sua felicidade por fazer parte da história da banca. “Eu e meu irmão cuidamos do lugar e o administramos juntos. Para nós é muito importante, pois meu pai deu início a tudo e hoje, com muita felicidade e esforço diário, seguimos o seu papel. Estamos há mais de 40 anos no mesmo local de hoje. Mesmo com livros e revistas digitais, nós continuamos tendo muitos clientes, principalmente os que preferem optar pelo impresso.”