Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Três competições e três títulos. Com seis anos de idade, a égua Balisa III do Itapororó, criada pela Cabanha Quaraci, de São José da Reserva, interior de Santa Cruz do Sul, já possui um histórico raro que orgulha seus criadores. Terceira melhor fêmea em morfologia da Expointer, em 2017, quando tinha três anos, a égua teve um ano de 2020 especial onde sagrou-se campeã da Etapa Credenciadora, realizada em Arambaré, em 5 de março, do Bocal de Ouro, em 21 de junho, e no último domingo, 27, obteve a conquista mais importante ao vencer a final da 39ª edição do Freio de Ouro entre as fêmeas, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer Digital.
Montada pelo ginete santa-cruzense Fabio Teixeira da Silveira, a égua disputou a final com outras 45 fêmeas. Durante quatro dias, Balisa foi avaliada em morfologia e etapas funcionais onde obteve 21,199 pontos. Em entrevista concedida ao Riovale Jornal na tarde da última terça, 29, o proprietário da Cabanha Quaraci, Robert Jones, contou que a conquista foi obtida na última prova quando a égua recebeu nota 10 de todos os jurados. “O Freio de Ouro é uma das competições mais importantes que combina a nota da morfologia, que é 30%, com a estabilidade funcional, que chega a 70% nos quatro dias de competição. É uma competição extensa onde é preciso cumprir etapas e ter um pouco de sorte. Domingo tivemos sorte”, disse o criador.
Rosalie Jones, esposa de Robert e proprietária da Cabanha Quaraci, frisou que a conquista do Freio de Ouro valoriza o trabalho realizado por todos os profissionais da Cabanha. “Fizemos tudo com muito amor e cuidamos com carinho de todos animais. Temos grandes profissionais que foram responsáveis pela conquista. Começamos pequenos e hoje estamos celebrando esta conquista”, frisa ela, que foi a responsável por adquirir a área da cabanha, em São José da Reserva, para auxiliar o filho que havia adquirido dois cavalos para criar. Hoje a Cabanha Quaraci conta com 250 animais em uma área de 400 hectares.
Nascida em 20 de novembro de 2013, a égua Balisa III do Itapororó é filha do garanhão Galo de Santa Edwiges e da égua Queridona do Itapororó. Ela foi adquirida pelos atuais proprietários em leilão de liquidação da Cabanha Itapororó, de Alegrete, em novembro de 2017. A égua campeã do Freio de Ouro 2020 já deu cria a um potro de oito meses, que está sendo preparado para competições. Balisa vai realizar dois transplantes de embriões para dar sequência à genética vencedora e receberá um período de descanso. A partir de janeiro de 2021, a égua inicia a preparação para a 16ª Exposição da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC), que ocorrerá entre os dias 19 e 25 de abril de 2021, em Punta Del Este, no Uruguai. “Tudo que a égua competiu, ela venceu. Agora só falta a conquista do FICCC, que se ganhar, vai conquistar todos os títulos possíveis”, frisou Robert Jones. Após a competição no país vizinho, a égua receberá a merecida aposentadoria.
Ginete vencedor
A égua Balisa III do Itapororó foi um dos dez animais classificados com o ginete santa-cruzense Fábio Teixeira da Silveira. Ele chegou ao domingo com cinco animais entre os 28 melhores do ano e teve que correr a última paleteada “contra ele mesmo”, já que suas duas éguas disputavam prata e ouro. Na ocasião, Fábio Teixeira solicitou ajuda ao ginete Lindor Collares Luiz, que assumiu a responsabilidade e fez bonito na corrida de vaca com Divindad 42 Nombrado. A dupla de éguas não só garantiu o pódio na categoria, como também uniu forças para a comemoração na tradicional volta olímpica. Símbolo de confiança, amizade e companheirismo traduzidos também na entrega de prêmios, já que foi Collares quem recebeu o Freio de Prata. Fábio Teixeira também subiu no pódio para receber o prêmio de Freio de Prata na categoria machos conquistado por Fantástico de São Pedro, totalizando três troféus conquistados pelo ginete.
Leilões
De forma virtual, a Cabanha Quaraci realizará dois leilões. O primeiro será no dia 9 de outubro, às 20h30, quando serão leiloados potros, e o segundo no dia 24 de outubro, às 20h30, com 35 animais para serem comercializados. No dia 7 de novembro ocorrerá a prova de campo para potros vendidos no primeiro leilão. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (51) 9 9948-6742.