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Rota de Santa Maria: balanço dos 180 dias de concessão da RSC-287 é apresentado

Divculgação/RJ
Bortoletti: “O sistema automático visa reduzir filas nas praças de pedágio”

Em coletiva de imprensa regional na manhã da última quarta-feira, 9, nas dependências da 3ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em Santa Maria, a Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, divulgou os números referentes aos primeiros 180 dias de concessão da RSC-287, com dados contabilizados até fim do mês de fevereiro. Durante o evento, o diretor geral da Concessionária, Renato Bortoletti, pontuou as principais intervenções realizadas – trecho de 204,51 quilômetros de extensão entre Tabaí e Santa Maria -, a duplicação e a ampliação dos serviços ao usuário.


Conforme previsto no contrato, o primeiro ano da operação está voltado aos trabalhos iniciais, com a revitalização e recuperação emergencial de toda a extensão. “Nosso empenho está diretamente no contrato e buscamos antecipar algumas obras. A partir do segundo ano, até o quinto, será realizada a etapa de recuperação, com a restauração completa do pavimento, e a duplicação em paralelo, muito aguardada e prevista para o ano que vem. Estamos priorizando, atualmente, o trecho entre Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, com melhorias no pavimento”, frisou Bortoletti.

Fotos: Divulgação/RJ
O antes e o depois das intervenções, no trecho em Restinga Seca: melhorias na RSC-287 já são visíveis.
Até o momento, a Rota de Santa Maria já realizou ações em 82 quilômetros da rodovia


O slogan do Grupo Sacyr fala em desafios cumpridos. “Temos um desafio muito robusto em termos de obra. A região é muito próspera e consideramos uma vertente nova. Existem muitas obras de construção civil e por isso o cuidado na integração e a capacitação das equipes para cumprir todos os desafios a serem enfrentados. As altas temperaturas e o desgaste do asfalto registrados nos últimos meses foram os principais”, destacou o diretor.


Uma das expectativas está relacionada com o aumento do uso das tags pelos motoristas. Projeção de até 60% com a utilização desse mecanismo, evitando as filas nas praças de pedágios, com passagem automática através das cancelas. O diretor frisou que até setembro estarão prontas as novas pistas, incluindo as do sistema tags. O percentual atual de veículos chega a 27%. Atualmente, a venda dos chips ocorre na sede da Rota de Santa Maria, em Santa Cruz do Sul. “Pretendemos instalar pistas exclusivas com o sistema automático. Temos a projeção de mais três praças de pedágios novas. Uma em Taquari, uma em Paraíso do Sul e outra em Santa Maria, além de ampliar as já existentes. Até setembro de 2023, queremos ter a rodovia 100% monitorada com câmeras de segurança. Serão mais de 200 ao longo da rodovia”, acentua.
Em setembro de 2021 o Grupo Sacyr assumiu a rodovia e uma das preocupações foi em relação ao sistema de drenagem. “Em seis meses já realizamos a limpeza integral do sistema de drenagem, com serviços em mais de 480 bueiros. Também foram feitos trabalhos de verificação das pontes, desde Tabaí até Santa Maria, e realizadas uma série de reparações. Já foram instaladas 1,6 mil novas placas de sinalização nos 204,51 km da concessão. Até o momento, a Rota de Santa Maria já realizou intervenções em 82 quilômetros da rodovia”, disse Bortoletti.


Outro ponto destacado pelo diretor se refere aos atendimentos na RSC-287. Foram contabilizados mais de 3,7 mil. Nos seis primeiros meses chegou a 3.705, sendo como principais: 983 por pane mecânica, 804 por animal na rodovia, 325 objetos na pista e 254 pneus furados. No período entre 31 de agosto de 2021 e 28 de fevereiro de 2022, foi registrado um tráfego total na Praça de Pedágio de Venâncio Aires (km 86) de cerca de 2,2 milhões de veículos, com média de 12 mil por dia. Na Praça de Candelária (km 131) chegou a 1,5 milhão, com média de 8,2 mil por dia. A taxa de utilização das cabines automáticas fica entre 24 e 29%, índices que devem subir com as reformas e pistas de passagem exclusiva. No período foram 184 acidentes, com três vítimas fatais.

ATENÇÃO AOS USUÁRIOS

Ao completar seis meses de concessão, em 28 de fevereiro, foram implementadas pela Rota de Santa Maria diversas ações voltadas aos usuários, entre elas o fornecimento de serviços médico, mecânico e inspeção de tráfego para todo o trecho entre Tabaí e Santa Maria. Atuam 99 colaboradores, sendo 24 horas por dia em chamadas de acidentes ou outras intercorrências na rodovia. O apoio é feito por 13 veículos, com viaturas, guincho leve e pesado, ambulâncias, reboques para apreensão de animais e caminhão pipa. Junto às ambulâncias, são 67 profissionais, entre médicos, enfermeiros e socorristas. Mais 32 profissionais, sendo oito em cada setor, atuam junto ao Guincho Pesado, Guincho Leve, Inspeção de Tráfego e Centro de Controle Operacional.
Quatro bases ao longo do trecho, duas nas praças de pedágio em Venâncio Aires e Candelária e as anexas aos Postos de Combustíveis no km 34 no Posto Frizzo e km 200 no Posto Fuzer, contam com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) oferecendo área de descanso, banheiros, fraldários, água potável e estacionamento. Nos primeiros 180 dias, o SAU para o número 0800-1000-287 recebeu 3.449 ligações e 3.077 atendimentos de ouvidoria, através do telefone e pelo Fale Conosco do site www.rotadesantamaria.com.br.

Foco também na responsabilidade social

Inserção nas questões de responsabilidade social fazem parte do Grupo Sacyr. Durante coletiva, foram citados a inclusão de projetos na área de educação com a Escolinha de Trânsito em parceria com a Polícia Rodoviária, as mulheres junto à equipe Sacyr, a proteção à causa animal e ao meio ambiente. “Já trabalhamos na colocação das cercas que delimitam a faixa de domínio. Até setembro queremos instalar cerca de 200 km. Visamos a proteção dos animais silvestres e a segurança na rodovia. Queremos diminuir o impacto ambiental com o replantio de árvores. A Sacyr tem, em nível global, a Fundação Sacyr com diversas ações de sustentabilidade, inclusive temos a implantação de painéis solares”, destacou Bortoletti.


Um dia após a data alusiva às mulheres, o diretor falou sobre a presença feminina nos trabalhos do Grupo Sacyr. “Temos cerca de 160 integrantes diretos da concessionária e em torno de 420 indiretos em trabalhos na rodovia, sendo cerca de 50% mulheres, inclusive nas questões de lideranças. Elas se destacam na área da construção civil e conservação”, se referiu. A concessionária possui quatro equipes na melhoria do asfalto, com intervenções de fresagem e recomposição, uma equipe pequena para reparos pontuais, outra de microfresagem e uma de microrrevestimento. Além disso, mais uma equipe de tapa-buracos, que atua em toda a extensão da rodovia.

As primeiras tratativas

A Concessionária Rota de Santa Maria assumiu a rodovia dia 30 de agosto, após publicação da súmula do Termo de Arrolamento e Transferência dos Bens no Diário Oficial do Estado. A Concessão contempla a RSC-287, no trecho entre Tabaí (km 28,03, no entroncamento com a BR-386/RS) e Santa Maria (km 232,54, no entroncamento com a ERS-509), totalizando 204,51 km de extensão. O Contrato de Concessão possui duração de 30 anos e prevê a duplicação de todo o trecho concedido, com investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sacyr)