A inadimplência cresceu 15% em 2012, na comparação com 2011, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. Na comparação entre dezembro de 2012 e igual mês de 2011, o levantamento apontou uma elevação de 14,2% na inadimplência das pessoas físicas. Já na relação entre dezembro e novembro último, houve um recuo de 1,5%.
Os economistas da Serasa Experian apontam que a inadimplência do consumidor teve expansão de 15% em 2012 ante 2011 em decorrência do forte endividamento do consumidor, crescente desde 2010, definindo um alto comprometimento de renda (média de 22,1% no período de janeiro a outubro de 2012, de acordo com levantamento do Banco Central do Brasil), que dificultou o pagamento em dia dos compromissos financeiros assumidos.
No segundo semestre, a inadimplência do consumidor iniciou um ciclo de quedas mensais – com exceção do aumento registrado em outubro, em razão do Dia das Crianças. Com parte do orçamento tomado por prestações, em 2012 o consumidor evitou novas compras, e aproveitou a queda nos juros para regularizar suas pendências. Entretanto, essa mudança de comportamento na segunda metade do ano não foi suficiente para garantir um balanço anual mais favorável.
Cabe ainda lembrar que o desemprego baixo e a expansão da renda foram atenuantes de uma inadimplência que poderia ter sido maior.