Nesta terça, dia 28 de maio, às 19h, na Sala Champagnat do Colégio São Luís, a Cooperativa dos Catadores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) e a Prefeitura Municipal farão um balanço sobre a coleta seletiva solidária, desde a sua implementação, no final do ano passado, até o momento atual.
O evento, sem custos e com inscrição na hora, é aberto a todas as pessoas e faz parte dos encontros gerais do Fórum de Ação pela Coleta Seletiva Solidária e Reciclagem do Lixo em Santa Cruz do Sul – Facs.
Mais detalhes sobre o encontro podem ser obtidos pelo fone (51) 3717-7320 ou pelo e-mail: [email protected]
FACS
O Facs é um espaço de debates, educação e proposição aberto e permanente criado em 2009 por representantes de diversas entidades locais, como a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs), o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a Prefeitura Municipal, visando a plena implantação do modelo de coleta seletiva solidária, ou seja, que articula justiça social e preservação ambiental, desenvolvendo uma alternativa econômica autônoma para os catadores de Santa Cruz do Sul, suas famílias e comunidades onde residem.
Entre os objetivos específicos do Facs, conforme consta em sua ata de fundação, estão: reunir representantes de entidades não-governamentais e governamentais, e todos os ativistas sociais envolvidos com a problemática da gestão de resíduos sólidos em Santa Cruz do Sul; criar um ambiente de debates e trocas de informações, interações institucionais e propostas para a adoção de uma política pública para a gestão integrada de resíduos sólidos; ser um instrumento de apoio à criação de um órgão de gerenciamento integrado de resíduos sólidos do município de Santa Cruz do Sul, e apoiar as organizações de catadores na apropriação do trabalho e dos conhecimentos técnicos necessários para obter-se melhores condições de subsistência.
SOLIDÁRIA
A coleta seletiva e solidária é um sistema de conscientização ambiental, participação comunitária e inserção social no recolhimento de materiais recicláveis nas residências, empresas, escolas e demais instituições, onde os catadores organizados são protagonistas no processo. Em Santa Cruz do Sul, a Coomcat, que já opera a Usina Municipal de Triagem, é responsável pelo recolhimento do lixo reciclável. No momento, os bairros atendidos pelo sistema são o Centro, Goiás e Higienópolis.