Ricardo Gais
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Desenvolvida pelos cursos de engenharia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a equipe do Baja de Galpão conquistou o primeiro lugar da 18ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul no último fim de semana. Em março deste ano, o grupo ficou em primeiro lugar na 26ª edição do evento realizado em São Paulo.
De acordo com o coordenador do projeto, professor do departamento de engenharia Fernando Sansone de Carvalho, a conquista significa a continuidade de um trabalho de anos de equipe, com uma gestão sólida e evolução contínua do projeto. “O resultado é fruto da dedicação dos membros, apoio dos ex-membros, familiares, amigos e entusiastas da equipe”, disse. A competição foi realizada de forma virtual devido à pandemia de Covid-19, mas independente do formato, os competidores sempre entregam conteúdo de qualidade, explica Fernando.
Para a 18ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul, Fernando conta que o projeto do novo veículo (BG20.1) foi realizado totalmente em home office, com reuniões semanais de acompanhamento, sendo posteriormente fabricado nos laboratórios da universidade seguindo restrições sanitárias.
“Com o desenvolver da pandemia, as competições presenciais foram canceladas e apenas competições virtuais foram realizadas”, explica. A competição virtual foi estruturada com o envio de vídeos do projeto e desafios técnicos. A equipe desenvolveu oito vídeos: cálculo estrutural/design e ergonomia/powertrain/elétrica/suspensão e direção/freios/vendas e marketing/gestão, além de dois desafios técnicos: 4×4 e planejamento de testes.
“A equipe se classificou em sete das oito áreas enviadas em vídeo para as finais e projeto. Ainda teve feedbacks por área e terá a gravação de um episódio do podcast do Baja SAE Brasil (a hora do briefing) sobre o desafio 4×4 reunindo as melhores equipes do Brasil”, comenta Fernando.
A equipe da Unisc é dividida em Projeto, Mecânica e Administrativo e como a competição foi virtual e focada em projeto, esta foi a área que mais se envolveu. “Temos um projetista para cada sistema e seus trainees. Como não teve competição presencial, o carro não andou, não teve piloto na competição. Mas é importante evidenciar todas as áreas da equipe, já que em paralelo à competição virtual, o carro foi fabricado e testado”, frisa o professor.
O protótipo apresentado na competição virtual foi o projeto sucessor ao do campeão nacional. “Nele foram realizadas melhorias baseadas em feedbacks de juízes e pilotos, em problemas que aconteceram. O chassi foi modificado reduzindo massa, suspensão traseira alterada e ocorreram mudanças de componentes nos sistemas de freios e powertrain”, explicou Fernando.
Com a conquista da competição nacional em 2020 – primeira vez que uma equipe da Região Sul conquista esse prêmio, o Baja de Galpão da Unisc garantiu vaga para competir nos Estados Unidos (EUA), mas devido à Covid-19, a competição foi prorrogada para 2021, em Louisville, cidade de Kentucky. Fernando comenta que os custos com a viagem e envio do carro para os EUA são altos – cerca de US$ 60 mil. “Caso alguma empresa ou pessoa queira nos auxiliar podem entrar em contato com a equipe pelo Instagram (@bajadegalpaounisc) ou com os nossos integrantes. Estamos abertos a parcerias e divulgação das marcas dos patrocinadores em escala internacional. Além disso temos a venda de camisetas e bonés da equipe por R$ 45”, disse.
Classificação do Baja de Galpão da Unisc na 18ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul
-1º lugar Geral
-1º lugar Cálculo Estrutural
-1º lugar Powertrain
-2º lugar Suspensão e Direção
-1º lugar Design e Ergonomia
-1º lugar Freios
-1º lugar Gestão da Equipe
-2º lugar Vendas e Marketing
-1º lugar Desafio 4×4
-3º lugar Planejamento de Testes