Início Geral Baixas temperaturas: Inverno começa nesta segunda-feira

Baixas temperaturas: Inverno começa nesta segunda-feira

Clima frio já é sentido pelos gaúchos e estação será marcada por temperaturas negativas e veranico

Ricardo Gais
[email protected]

Legenda: Queda nas temperaturas favorece a formação de geada. Fotos: Rolf Steinhaus

Tem início nesta segunda-feira, 21, a estação mais congelante do ano. Apesar do frio já estar predominando na região, o inverno começa oficialmente às 00h32 e termina no dia 22 de setembro, às 16h21. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação será marcada por um período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte da região Norte e Nordeste do Brasil. Já as maiores quantidades de chuva devem se concentrar na região Sul.

Conforme o Inmet, a estação será caracterizada pelas incursões de massas de ar frio vindas do Sul do continente, provocando queda acentuada das temperaturas que não devem ser superiores a 22ºC nas próximas semanas. Com o clima gelado será comum a formação de geadas no Vale do Rio Pardo, e em regiões da Serra Gaúcha pode até nevar.

Os meses com maior intensidade de frio serão junho e julho, havendo a predominância de temperaturas baixas e redução de chuvas no Estado durante este período. A previsão aponta também que haverá fortes passagens de massas de ar frio, ocasionando temperaturas negativas irregulares com menos umidade.

A estação ainda será marcada por oscilações térmicas até o mês de agosto, tanto por massas de ar polar como por temperaturas tropicais, ocorrendo o chamado veranico, que deve ser predominante em agosto. A frequência das frentes frias contribuirá para variações climáticas ao longo deste trimestre, com temperaturas médias elevadas previstas para ocorrerem no mês de setembro.

O Inmet aponta para estes meses de inverno chuvas abaixo da média em grande parte do Estado, principalmente em áreas localizadas sobre o Sul e Leste do Rio Grande do Sul. Conforme o coordenador do curso de Agronomia da Unisc, Marcelino Hoppe, o Estado está saindo do efeito La Niña e deixando os fatores climáticos normais para a estação. “A precipitação de chuva para os próximos meses não deve preocupar a agricultura. A previsão marca 158 milímetros de chuva para julho; 117,7 milímetros para agosto e 182,6 milímetros para setembro”, pontuou.

TEMPERATURAS

Marcelino Hoppe destacou que as temperaturas devem se manter de acordo com o normal para cada estação. Para julho elas devem variar entre 14°C e 19°C; em agosto de 16ºC a 21ºC e setembro de 17ºC a 22ºC.

A primeira semana de inverno em Santa Cruz do Sul será marcada por temperaturas na casa dos 10ºC ao longo das manhãs e máximas em 18ºC à tarde. A exceção deve ser para quinta-feira, 24, quando as temperaturas ficam um pouco elevadas, em 27ºC, com pancadas de chuvas durante o dia.

As baixas temperaturas devem aparecer mesmo durante o próximo fim de semana, com possibilidade para geada. O destaque fica para o domingo, 27, quando a temperatura mínima prevista é de 2ºC.