LUÍSA ZIEMANN – [email protected]
Abram alas que o Carnaval está chegando. E junto com ele Santa Cruz do Sul irá receber a terceira edição do Bailinho da Borges, uma das grandes celebrações do carnaval de rua do interior do Estado. Como nos outros anos de sua realização, o evento ocorrerá na Borges de Medeiros, que estará bloqueada entre a Marechal Floriano e a Marechal Deodoro, incluindo a praça da Bandeira. O bailinho será no dia 11 de fevereiro, das 17h até à 1h do dia seguinte.
Com o objetivo de resgatar o clima dos antigos bailes de clubes, o Bailinho reúne públicos das mais diversas idades. O programa pode ser curtido em família: desde crianças até idosos lotam a Borges para curtir as marchinhas que marcaram época. Bloquinhos carnavalescos e um concurso de fantasias nas categorias infantil, adulto e melhor idade também fazem parte da programação. Este ano, o evento ainda terá palestras sobre temas carnavalescos e sessão de cinema ao ar livre. Esses itens da programação devem ocorrer nas semanas que antecedem o baile.
As atrações musicais estarão divididas em dois palcos. O principal estará localizado na esquina entre a Borges de Medeiros e a Marechal Deodoro, e outro na Praça da Bandeira. No primeiro, dois nomes peso da cena do samba do interior do Rio Grande do Sul estão confirmados: Bako Lopes e banda, e o DJ Mono, que possui mais de 20 carnavais no currículo e é responsável por animar o Bloco da Velha, com mais de 50 mil pessoas, em Caxias do Sul.
Outras atrações da festa são o músico santa-cruzense Edinho Nascimento e o grupo de percussão do Clube Uniãozinho, de Santa Cruz. O cortejo da Borges, no início da noite, será conduzido pelo Areal do Futuro, de Porto Alegre, e, para finalizar, o Império da Lã, um dos mais disputados no carnaval porto-alegrense, comandado pelo carismático Carlinhos Carneiro e banda, ficará responsável pelo encerramento das festividades.
Para curtir a festa ao máximo, opções gastronômicas e cervejarias artesanais não vão faltar. Além do comércio já existente no local, o público terá à disposição uma variedade de tendas montadas ao longo da Borges e das ruas adjacentes. Estabelecimentos parceiros do Bailinho vão organizar camarotes e festas que continuarão noite adentro. Para garantir a comodidade e a tranquilidade dos presentes, serão disponibilizados banheiros químicos, ambulâncias e monitoramento das vias realizado em conjunto pelas forças de segurança do município.
O Bailinho da Borges está sendo produzido pela Tombini Produções e Skené Projetos Culturais, com recursos captados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento tem patrocínio oficial da Mor e conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz e da Prefeitura. A entrada é gratuita e liberada para todas as idades.