Ricardo Gais
[email protected]
Santa Cruz do Sul, a partir desta quarta-feira, 4, conta com mais um meio de transporte: o aéreo. Isso porque a Azul Linhas Aéreas deu início às suas operações regionais em oito municípios, sendo a terra da Oktoberfest um deles. A solenidade oficial foi realizada nessa segunda-feira, 2, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, de secretários, deputados e representantes da Azul e da concessionária Fraport.
O voo inaugural no Aeroporto Luiz Beck da Silva, em Linha Santa Cruz, está agendado para acontecer às 15h50 de hoje, com a presença de Ronaldo Veras, assessor da presidência da Azul, deputado Estadual Frederico Antunes, secretário de Desenvolvimento Edson Brum, prefeita Helena Hermany e demais autoridades. A aeronave, que fará a rota Santa Cruz – Porto Alegre, será a Cessna Grand Caravan, da Azul Conecta, que possui nove assentos.
Às 15h ocorrerá o batismo do avião, em seguida o corte de uma fita simbólica no terminal de embarque, coletiva de impressa, e após a cerimônia ocorre a primeira decolagem com destino a Porto Alegre. Santa Cruz contará com três operações semanais.
A prefeita Helena Hermany destacou e agradeceu o empenho dos servidores da Prefeitura, que em 15 dias colocaram de pé um terminal de passageiros, além da mobilização de todos para que tudo ficasse pronto. “A retomada dos voos comerciais representa um grande impulso para Santa Cruz do Sul. Já tivemos uma empresa que se instalou na cidade pela perspectiva de ter essa conexão com Porto Alegre. Santa Cruz entra na rota do desenvolvimento”.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins, o início dos voos da Azul é de grande importância para o desenvolvimento econômico e turístico do Município. “A partir de agora estamos conectados ao mundo através da aviação. Santa Cruz do Sul segue sendo polo regional em todos os sentidos, e agora, com mais um diferencial: linhas aéreas regulares para o Município”.
Ontem, o local ainda passava por ajustes, como pintura da pista, colocação de brita, pintura dos banheiros e a finalização do terminal de embarque, que terá um estilo moderno e paredes em vidro. Flores também foram plantadas no local.
A Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) também solicitou à Prefeitura, no início deste ano, que cinco lagos ao redor da pista fossem fechados, por estarem próximo a pista, além de eliminar os desníveis no terreno. Também foram instaladas canaletas na área de abastecimento das aeronaves, para o caso de possíveis vazamentos de óleo. A Prefeitura, junto a ANAC, realizou o curso de formação básica em Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (Avsec) para 15 agentes da Guarda Municipal.