LUANA CIECELSKI
[email protected]
O fim da tarde dessa quinta-feira, dia 1º de março, foi marcante para a comunidade de Linha Santa Cruz. A Avenida Orlando Oscar Baumhardt, principal via da localidade, que até então pertecia ao Governo do Estado, foi municipalizada. O ato aconteceu no Pavilhão da Comunidade Católica.
Na oportunidade, o o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) assinam o Termo de Municipalização. Participou, representando o Govern do Estado, o Secretário Estadual de Trasnportes, Pedro Westphalen. A ERS-418 passa a ser de domínio do município dos quilômetros 0 ao 4, ou seja, do Trevo do Fritz e Frida ao trevo de acesso à Boa Vista e Monte Alverne.
O Secretário destacou que essa cedência é uma parceria entre o Estado e o Município e uma conquista coletiva, que será benéfica para todas as partes envolvidas. Já o Prefeito Telmo, apontou que a comunidade merece uma atenção especial por toda a sua história desde a colonização e por sua união.
Para a comunidade, o momento é de extrema importância. “Com a municipalização, futuramente poderão ser feitas diversas melhorias no entorno da via, como a construção de calçadas, ciclofaixas, instalação de redutores de velocidade. Tudo isso vai garantir mais segurança para a nossa comunidade, em especial para as crianças que estudam nas nossas escolas”, destacou o Presidente da Associação de Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc), Claudiomiro Flores.
VISITA AO TREVO
Antes de se dirigir para o Pavilhão da Comunidade Católica de Linha Santa Cruz, Pedro Westphalen fez uma pausa e aproveitou para verificar o andamento das obras junto ao Trevo Fritz e Frida. No local, o Pedro elogiou o ritmo das obras e garantiu que ela tem recursos para ser finalizada. Em relação ao prazo, porém, ele não garantiu a entrega em abril. “Uma obra depende de fatores externos, e não apenas da nossa vontade. Queremos entregar até abril, mas não posso afirmar que isso será possível, com certeza”, declarou.
Na oportunidade, Telmo elogiou o Governo Estadual. “Nós temos que ser gratos ao Governo Sartori, porque a única grande obra que a EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias) está fazendo é essa aqui. E ela custará quase R$ 30 milhões que sairão dos cofres do próprio governo. Isso precisa ser reconhecido. Se demorou ou não, não interessa. Interessa que será entregue”.
SINALEIRA NO GAÚCHO DIESEL
Também durante a solenidade de assinatura do Termo de Municipalização da ERS-418 o Secretário Estadual de Transportes fez a entrega de um autorização para colocarção de sinaleira experimental junto ao trevo de acesso à localidade de Rio Pardinho e município de Sinimbu. A instalação do equipamento era um pedido antigo da comunidade frente às longas filas que se formam no local em horário de pico, na tentativa de atravessar a RSC-287. Feita a liberação, a instalação agora caberá ao município de Santa Cruz do Sul.