Tiago Mairo Garcia
[email protected]
O recomeço em busca do acesso à elite do futebol gaúcho. Passados 47 dias de preparação, o Esporte Clube Avenida inicia neste domingo, 1º, às 20h, contra o São Paulo, no Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, a sua caminhada em mais uma edição da Divisão de Acesso, a segunda divisão do futebol gaúcho.
Em suas primeiras participações na competição o Avenida obteve dois vice-campeonatos, nos anos de 1964 e 1969, mas que não resultaram no acesso, pois somente o campeão subia para a primeira divisão. Em 1978, o clube santa-cruzense finalizou em terceiro lugar na segunda divisão e obteve o primeiro acesso, pois quatro equipes subiam naquele ano. Em 1998, o periquito obteve o segundo acesso com o vice-campeonato. O terceiro acesso ocorreu em 2008, novamente com o vice-campeonato. Em 2011, o periquito conquistou o quarto acesso para a elite com o título da Sivisão de Acesso, sendo a primeira conquista estadual do clube alviverde. O quinto acesso para a elite ocorreu em 2014, quando o periquito obteve novamente o vice-campeonato. O sexto acesso da equipe santa-cruzense ocorreu em 2017 com mais um vice-campeonato na competição estadual.
Para a temporada de 2020, o Avenida conta com um plantel formado por 25 atletas comandados pelo técnico Gelson Conte. Na pré-temporada, a equipe disputou quatro amistosos onde obteve uma vitória por 5×0 sobre o Bom Jesus (equipe amadora de Santa Cruz do Sul) e três empates contra adversários que disputarão a Divisão de Acesso, sendo dois amistosos empatados em 0x0 com o Igrejinha, em Igrejinha e Santa Cruz do Sul; e o último em 1×1 com o Passo Fundo, em Santa Cruz do Sul. Integrante da chave B, o Avenida enfrentará na primeira fase, em turno e returno, as equipes do São Paulo (Rio Grande), Inter/SM (Santa Maria), Grêmio Bagé (Bagé), Guarany/Ba (Bagé), Guarani/VA (Venâncio Aires), Lajeadense (Lajeado) e São Gabriel (São Gabriel).
Avenida começa a sua trajetória no campeonato visando a Série A de 2021
Estreia será em Rio Grande, bem longe de Santa Cruz
Júlio Mello
[email protected]
Enfim chegou o dia de pelear para voltar à primeira divisão do futebol do Rio Grande do Sul. Será neste domingo o primeiro jogo do Avenida na Divisão de Acesso em 2020. A direção fez um esforço enorme para montar um grupo de atletas, com o objetivo claro de buscar uma das duas vagas para a elite do futebol estadual.
Devido ao rebaixamento do ano passado e com o fraco apoio da comunidade, o presidente Jair Eich, não estava com muita vontade de fazer uma equipe competitiva. Muito menos em participar este ano do campeonato. Ainda teve uma renda sustada pela justiça, o que agravou mais ainda e deixou todos no clube indignados. Contudo, alguns conselheiros se comprometeram em buscar recursos para pagar a folha de pagamento do elenco.
Mesmo com todos os problemas, o periquito entra para ser um dos candidatos a se classificar às finais. O técnico Gelson Conte, recebeu reforços ainda esta semana e deverá mandar a campo o que tem de melhor contra o São Paulo.
A delegação viaja no final da tarde de hoje sem o atacante Hugo, que está fora por lesão, mas os novatos Douglão e Vinicius, estarão à disposição do treinador.