Embora as tecnologias passem a ocupar um espaço privilegiado dentro de um novo modelo de educação, facilitando atividades de ensino a distância, que seguirão em alta após a pandemia de coronavírus, o contato próximo entre as pessoas e delas com o meio em que vivem ainda será a melhor forma de aprender. É justamente para quando o “fique em casa” passar, que uma proposta diferenciada está ganhando contornos em Santa Cruz do Sul.
No interior do município, na localidade de Linha Pinheiral, uma área de propriedade da Prefeitura, que já abrigou escola e sede social, agora está em obras para receber um projeto denominado Sítio Pedagógico. A proposta, segundo a secretária municipal de Educação, Juliana Bach, é aliar convívio social, recreação e aquisição de conhecimento, em meio a natureza e com atividades que tenham como foco a preservação ambiental. “Foi um pedido do prefeito Telmo, que déssemos um novo significado a esse espaço, trabalhando justamente naquilo que é a prioridade de seu governo: a educação”.
A ideia, segundo Juliana, é aproveitar o ambiente para ensinar mais sobre ecologia, para que as crianças possam praticar esportes, fazer piqueniques, enfim, ter um dia totalmente atípico, de muito contato com a natureza. “Muitas escolas não têm esses espaços amplos, repletos de verde e com natureza no entorno, geralmente para ter essas experiências, nossas crianças precisam visitar outros locais, até mesmo fora de Santa Cruz. Queremos que esse seja um espaço coletivo, para que toda a rede municipal encontre aqui um mundo de possibilidades a serem exploradas.”, disse ela.
Todas as intervenções na estrutura física estão sendo realizadas com recursos próprios e mão de obra da Secretaria Municipal de Educação (SEE). Na parte externa, uma quadra de esportes foi cercada e vai permitir a realização de jogos de vôlei, futebol e arremesso de basquete. Bancos e pergolados também serão instalados no gramado para que uma série de atividades pedagógicas possam ocorrer em ambiente aberto. Outra parte do terreno será reservada para a implantação de pomar e horta, dentro da concepção de uma educação voltada para questões de preservação ambiental.
O prédio principal recebeu pintura nova, interna e externa, e foi uniformizado com as cores existentes nas fachadas de Emeis e Emefs. Os banheiros ganharam acessibilidade e o pátio, que já conta com academia ao ar livre e playground, ainda vai ganhar novos brinquedos. Eletrodomésticos e mobiliário já foram adquiridos e ainda faltam os equipamentos eletrônicos. As obras no sítio incluirão também drenagem e a construção de uma calçada.