O andamento das Praças dos Esportes e da Cultura, que passarão a ser os CEUs das Artes e dos Esportes, foi um dos temas abordados no 5º Balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A ministra da Cultura, interina, Jeanine Pires, participou do evento de apresentação dos resultados parciais do Programa, em Brasília, na tarde dessa segunda-feira (19).
Serão construídas 359 Praças em 325 municípios, um total de R$ 799 milhões em investimentos em Cultura. Desse total, 30% estão em obras.
Números do PAC
As ações concluídas do PAC até setembro deste ano correspondem a 38,5% das ações previstas para o período entre 2011 e 2014. A execução global do Programa atingiu 40,4% do investimento total previsto. O valor é 19% superior ao resultado obtido em junho deste ano e 26% maior do que o mesmo período do ano passado.
Elisabete Alves
Evento apresentou resultados parciais do Programa
CEUs das Artes e dos Esportes
Conforme a ministra Marta Suplicy tem dito em seus discursos, os CEUs das Artes e dos Esportes são adaptações das Praças dos Esportes e da Cultura (PEC), porém com espaço que valoriza o intercâmbio entre as expressões artísticas. Eles serão um espaço de formação de artistas, com bibliotecas de arte, telecentros e cursos. Por serem projetados em regiões carentes, a ministra acredita que irão revelar muitos talentos em locais remotos do Brasil. (Rosiene Asunção, Ascom/MinC)