Início Geral Avaliação em ESG | Mercur é destaque em rating de Humanizadas

Avaliação em ESG | Mercur é destaque em rating de Humanizadas

Resultados da empresa foram obtidos a partir da percepção de 990 stakeholders, que vão de lideranças a clientes

Participaram da pesquisa 990 stakeholders (lideranças, colaboradores, clientes, parceiros e sociedade) da organização
Divulgação/RJ

Visando combater o greenwashing e beneficiar pessoas, sociedade e planeta, a Humanizadas, empresa de avaliação multistakeholder em ESG com uso de Inteligência de Dados, desenvolveu o primeiro rating ESG brasileiro. Os Ratings servem como um índice de qualidade das práticas de uma instituição, e com isso, neste ano, a Mercur, empresa das áreas da saúde e educação, recebe a classificação nível A (Alto), vinculado ao estágio de qualidade das relações, com conexões saudáveis e forte na orientação para geração de valor às pessoas e ao planeta. Ao todo, participaram da pesquisa 990 stakeholders (lideranças, colaboradores, clientes, parceiros e sociedade) da organização. Dados da pesquisa revelaram que dentro de sua cultura organizacional, a Mercur possui 35% a mais de valor gerado para o meio ambiente, comparado a taxa do mercado brasileiro. Em relação à experiência dos clientes esse número aumenta para 54%, enquanto pela percepção de parceiros, o número cresce para 62% a mais comparado à média de mercado. Ao retratar a relação das lideranças com a organização, onde a média dos negócios no Brasil é de 49%, a Mercur atinge os 72%. A metodologia da pesquisa é resultado de uma avaliação intitulada de Conscious Business Assessment (CBA®), instrumento de avaliação multi stakeholders, onde é possível identificar a real necessidade dos públicos interessados no sucesso do negócio, ter acesso a benchmark, mapear riscos e oportunidades estratégicas para liderar em uma Nova Economia. A metodologia se alinha ao que a Humanizadas acredita: na prosperidade econômica, mitigação de crises ambientais e de governança, além de diminuir desigualdade social, ao mesmo tempo em que constrói reputação de marcas, cultura organizacional, princípios e valores.

De acordo com Caruline Corrêa, Coordenadora de Talentos Humanos da Mercur, a partir da pesquisa a empresa foi capaz de mostrar o seu nível de maturidade, evidenciando pontos de cuidado e atenção, como o aprendizado individual que, apesar de ser 23% acima da média do mercado, é o número mais baixo dos indicadores. E retrata também os pontos de evolução na jornada de quase cem anos, a partir da visão de todos os públicos. “Esses resultados são um grande apoio na jornada evolutiva da empresa e por meio deles criaremos estratégias que nos tornem cada vez mais responsáveis com o planeta, as pessoas, a sociedade e o meio ambiente”, afirma Caruline.

As métricas ligadas ao ESG não só importam para a empresa em relação ao consumidor como para investidores, que dizem que as mudanças ambientais e sociais são agora uma das principais prioridades para definir investimentos, segundo uma pesquisa recente do Gartner. É por meio de organizações mais éticas, humanas, inovadoras, sustentáveis e conscientes que o Brasil pode contemplar uma Nova Economia. Oito em cada dez brasileiros acreditam que os CEOs precisam liderar as mudanças sociais no país. Essa Nova Economia pode representar não apenas uma resposta aos problemas sociais e ambientais enfrentados pelo país, mas também um aditivo de US$ 538 bilhões no PIB do Brasil até 2030.

Já, para Pedro Paro, CEO e fundador de Humanizadas, a pesquisa explora, a partir de dados, os desafios, e os números sintetizam o progresso e a adaptação de cada setor, que podem ser cruciais para as organizações reduzirem os riscos e revelar crescimento diante da inovação e impacto positivo na reputação de marca. “É uma honra e um privilégio poder avaliar uma empresa que tem o cuidado com seus stakeholders, sejam internos ou externos como a Mercur. Nos dá esperança de que sim, é possível fazer negócios de uma maneira mais humana, ética, consciente, sustentável e inovadora”, finaliza.

Sobre a Humanizadas
A Humanizadas é a primeira empresa brasileira de avaliação multistakeholder em ESG orientada à Inteligência de Dados. Com a pesquisa “Melhores Para o Brasil”, analisando organizações em quatro pilares institucionais – reputação, princípios de gestão, cultura e narrativas -, alinhada ao Capitalismo de Stakeholders, a Humanizadas tem como objetivo combater o greenwashing. A empresa auxilia no processo de prosperidade econômica no país, mitigando crises ambientais e de governança, além de diminuir a desigualdade social, ao mesmo tempo em que constrói reputação de marcas, cultura organizacional, princípios e valores.

Sobre a Mercur
A Mercur começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. A partir da construção coletiva, oferece soluções em saúde e educação que impulsionam o potencial humano e regeneram o planeta. Em seu portfólio de produtos encontra-se: borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, órteses e produtos voltados à pessoa com deficiência. Atualmente, a empresa conta com cerca de 600 colaboradores. Para conhecer mais, acesse: mercur.com.br