Início Geral Auxílio Emergencial pode ser encaminhado na antiga Casa Assemp, no Parque da...

Auxílio Emergencial pode ser encaminhado na antiga Casa Assemp, no Parque da Oktober

Com dificuldade para acessar a internet, o chapeador Josmar Andrade foi até o Centro de Gestão e Qualificação Municipal (CGQM), antiga Casa Assemp, no Parque da Oktober, nesta segunda-feira, 13, realizar o cadastro para receber o Auxílio Emergencial do governo federal, o Coronavoucher. “Graças a esta ajuda que tive aqui, conseguir fazer os encaminhamentos”, afirmou.

Assim como ele, cerca de 150 pessoas foram até o local no dia de hoje. As secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão, e Administração e Transparência, disponibilizaram seis atendentes para auxiliar os cidadãos na efetivação do cadastro,. O atendimento será de segunda a sexta-feira, no período das 9 às 16 horas, sem fechar ao meio-dia.

O coordenador do Departamento de Projetos Urbanos e Obras Públicas, Jeferson Gerhardt, reforça a importância de as pessoas levarem seus documentos e o aparelho de celular, devido a um código via SMS que o cidadão receberá durante a realização do cadastro. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone (51) 99824-7158.

Documentos importantes que serão solicitados na realização do cadastro:
*Números do CPF e RG, data de nascimento e nome da mãe;
*Telefone celular para receber mensagem via SMS;
*Certidão de casamento, se houve alteração no nome;
*Endereço completo com CEP;
*Nome e número do CPF de todos os membros da família;
*Número de conta corrente;
*Número de identidade (RG) ou da Carteira Nacional de Habilitação, para quem deseja criar a conta poupança digital;

Quem tem direito ao Auxílio Emergencial
*Cidadão maior de 18 anos;
*Não ter emprego formal;
*Renda familiar mensal per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.135);
*Estar desempregado;
*Inscritos no Programa Bolsa-Família;
*Inscritos no CadÚnico até o dia 20 de março;
*Não estar recebendo seguro-desemprego;
*Não estar recebendo benefícios previdenciário, como aposentadorias especial e por idade, invalidez ou deficiência, auxílio-acidente, auxílio-doença, pensão por morte e salário-maternidade)
*Exercer a atividade na condição de MEI, trabalhador autônomo e trabalhador informal;
Mais informações sobre quem tem direito e valores em https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-auxilio-emergencial-de-r-600-covid-19)

Beneficiários do Bolsa Família

Para quem é beneficiário do Programa Bolsa Família e tiver direito ao Auxílio Emergencial, o saque seguirá o mesmo calendário de pagamentos do Programa Bolsa Família.

Pagamento a mães solteiras
Mulheres mães e chefes de família poderão receber 1,2 mil (duas cotas) por mês, caso se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo Auxílio Emergencial.

Auxílio Emergencial

É um benefício financeiro concedido pelo Governo Federal, destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de pandemia.

Por: Assessoria de imprensa de Santa Cruz