Com dificuldade para acessar a internet, o chapeador Josmar Andrade foi até o Centro de Gestão e Qualificação Municipal (CGQM), antiga Casa Assemp, no Parque da Oktober, nesta segunda-feira, 13, realizar o cadastro para receber o Auxílio Emergencial do governo federal, o Coronavoucher. “Graças a esta ajuda que tive aqui, conseguir fazer os encaminhamentos”, afirmou.
Assim como ele, cerca de 150 pessoas foram até o local no dia de hoje. As secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão, e Administração e Transparência, disponibilizaram seis atendentes para auxiliar os cidadãos na efetivação do cadastro,. O atendimento será de segunda a sexta-feira, no período das 9 às 16 horas, sem fechar ao meio-dia.
O coordenador do Departamento de Projetos Urbanos e Obras Públicas, Jeferson Gerhardt, reforça a importância de as pessoas levarem seus documentos e o aparelho de celular, devido a um código via SMS que o cidadão receberá durante a realização do cadastro. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone (51) 99824-7158.
Documentos importantes que serão solicitados na realização do cadastro:
*Números do CPF e RG, data de nascimento e nome da mãe;
*Telefone celular para receber mensagem via SMS;
*Certidão de casamento, se houve alteração no nome;
*Endereço completo com CEP;
*Nome e número do CPF de todos os membros da família;
*Número de conta corrente;
*Número de identidade (RG) ou da Carteira Nacional de Habilitação, para quem deseja criar a conta poupança digital;
Quem tem direito ao Auxílio Emergencial
*Cidadão maior de 18 anos;
*Não ter emprego formal;
*Renda familiar mensal per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.135);
*Estar desempregado;
*Inscritos no Programa Bolsa-Família;
*Inscritos no CadÚnico até o dia 20 de março;
*Não estar recebendo seguro-desemprego;
*Não estar recebendo benefícios previdenciário, como aposentadorias especial e por idade, invalidez ou deficiência, auxílio-acidente, auxílio-doença, pensão por morte e salário-maternidade)
*Exercer a atividade na condição de MEI, trabalhador autônomo e trabalhador informal;
Mais informações sobre quem tem direito e valores em https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-auxilio-emergencial-de-r-600-covid-19)
Beneficiários do Bolsa Família
Para quem é beneficiário do Programa Bolsa Família e tiver direito ao Auxílio Emergencial, o saque seguirá o mesmo calendário de pagamentos do Programa Bolsa Família.
Pagamento a mães solteiras
Mulheres mães e chefes de família poderão receber 1,2 mil (duas cotas) por mês, caso se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo Auxílio Emergencial.
Auxílio Emergencial
É um benefício financeiro concedido pelo Governo Federal, destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de pandemia.
Por: Assessoria de imprensa de Santa Cruz