Federado na Federação Gaúcha de Patinagem e Confederado na CBHP – Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação, natural de Santa Cruz do Sul, filho do casal Ernani Jacó Radtke e Marisque Kohl Radtke. Tem 20 anos – data de nascimento: 02/5/1992.
Carlos André Radtke conta sua trajetória à coluna “É tudo nosso”:
“A influência para começar a patinar veio de uma prima de Vera Cruz, que já fazia aulas de patinação e foi num roller (patins in-line) que dei minhas primeiras deslizadas. Costumávamos patinar juntos na rua, apenas por diversão. Minha mãe não gostava muito da ideia de patinar sozinhos por aí, foi então que resolveu me colocar na Escola de Patinação X-lise em Santa Cruz. Com cinco anos e meio troquei os patins in-line pelo de quatro rodas e nunca mais os tirei dos pés.
Com oito anos de idade participei do meu primeiro Campeonato Gaúcho de Patinação na Classe E – Livre Individual em Sobradinho e conquistei minha primeira medalha dourada ao lado da técnica Fabiane Knak. No ano de 2001 obtive mais duas medalhas de ouro nas Classes D e C também no Campeonato Gaúcho e em 2002 já participaria do meu primeiro Campeonato Brasileiro, conquistando o 2º lugar na Classe Internacional Infantil Livre Individual e o 1º lugar em Dupla Livre Classe C com a parceira Manoela Kohl de Vale do Sol.
O primeiro título internacional veio logo em 2003, no Campeonato Sul-Americano Infantil realizado no Uruguai, com uma medalha de bronze. Ainda muito jovem, em 2006 aos 14 anos, eu e a Fabi (Fabiane Knak, técnica do X-lise) embarcamos para o nosso primeiro Campeonato Mundial Junior, trazendo uma experiência incrível na bagagem e o 14º posto no campeonato. A partir de 2008 surgiram os principais títulos da carreira, como o 1º lugar no Campeonato Sul-Americano categoria Cadete realizado em Brasília, a participação na Turnê de shows Marcel Stürmer e a incrível 5ª colocação no Campeonato Mundial Junior em Taiwan. No ano seguinte, passei a ter todo o equipamento esportivo patrocinado por duas empresas italianas, a EDEA Skates e Roll-lineT.m. technology e a receber o benefício Bolsa-Atleta do Governo Federal, o que garantiu minha permanência no esporte.
Em 2010 dois títulos se sobressaíram: a vitória no Campeonato Americano de Patinação nos EUA na modalidade Livre Individual e minha primeira medalha de Bronze no Campeonato Mundial Junior Combinado Livre e Figuras em Portugal, em 2011 vieram os títulos de campeão nacional, a conquista de 6 medalhas de ouro no Campeonato Sul-americano realizado aqui em Santa Cruz do Sul e pela segunda vez uma medalha de bronze em campeonatos mundiais.
O ano de 2012 veio com a mudança de categoria, de Júnior para Sênior. As competições a partir de agora são mais difíceis e também mais importantes. Mesmo com muita dificuldade financeira, por falta de mais patrocínios, pude representar o país em meu sexto Campeonato Mundial realizado em Auckland, Nova Zelândia em outubro, onde alcancei meu objetivo de me classificar entre os dez melhores patinadores do mundo. Atualmente curso o quarto semestre de Fisioterapia na Unisc, que é minha mais nova parceira na carreira estudantil e esportiva. O foco dos treinamentos agora já visa a temporada de 2013, que será cheia de competições, iniciando com um treinamento intensivo em janeiro na Itália. E a longo prazo, para 2015, buscando a vaga para os Jogos Pan-americanos do Canadá.”