Suilan Conrado
[email protected]
Na tarde do sábado, 6, a Associação Pró-Autismo Luz Azul de Santa Cruz do Sul, promoveu uma mateada para marcar a passagem do último dia 2 de abril, data mundial da conscientização do transtorno neurológico. A Praça da Bandeira foi o ponto de encontro das cerca de 150 pessoas, entre familiares, amigos e apoiadores da causa.
Tatiana R. Kappaun
Mateada do Autismo na Praça da Bandeira: objetivo é conscientizar a população e trocar experiências
A ação vem de encontro com um dos principais objetivos da Luz Azul, que é trocar experiências entre as famílias, buscando auxiliar no desenvolvimento dos autistas, além de disseminar o autismo na sociedade, fazendo com que as pessoas possam se integrar ao meio social, tendo respeitadas suas limitações e incentivadas suas potencialidades.
Segundo a Associação, o autismo atinge 2 milhões de crianças no Brasil, sendo portanto, mais recorrente que Aids, câncer e o diabetes. A Luz Azul alerta ainda, quanto à importância de um diagnóstico precoce, pois o quanto antes for detectado o transtorno, mais rápido iniciam os trabalhos com estas crianças, que necessitam de um tratamento multifuncional e multidisciplinar, aliado a um suporte à família que, muitas vezes, se desestrutura com a notícia.
A Associação acredita que as ações promovidas pelo país a fora têm surtido efeito, já que foi aprovada no final de 2012 no Brasil a “Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”, considerada uma vitória luta diária dos pais que têm um filho autista.
A Luz Azul foi fundada em dezembro de 2012 em Santa Cruz, e conta atualmente com 30 membros.Quem quiser saber mais sobre o tema e sobre a Luz Azul, pode entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones: (51) 9904-8007 Cassiano / 9786-2529 Hugo / 9904-8004 Tatiana / 8527-8810 Neca.