Ricardo Gais
[email protected]
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul atualizou na última terça-feira, 2, os decretos de calamidade pública que englobam a área da educação. O Município adotará o modelo que já está sendo utilizado pelo Estado do Rio Grande do Sul, ficando suspensas as atividades presenciais de ensino infantil, fundamental, médio de estabelecimentos públicos e privados, inclusive para escolas e estabelecimentos de ensino em geral, como cursos de idiomas, esportes, artes, culinária e similares até o dia 30 de junho.
Já o ensino superior, a partir de 15 de junho poderá retornar suas atividades presenciais em aulas práticas, pós-graduação, cursos livres, desde que estejam de acordo com o modelo e protocolo determinado pelo Governo do Estado.
Aulas individuais de música, artes plásticas, idiomas, informática, reforço escolar, ficam permitidas desde que o ensino seja individual e com o distanciamento mínimo de dois metros, além das demais medidas de higiene previstas no decreto municipal.
A rede de ensino municipal poderá adotar atividades pedagógicas não presenciais através de meios digitais, videoaulas, plataformas virtuais ou materiais didáticos impressos que serão entregues aos estudantes, pais ou responsáveis. O retorno das aulas presenciais da rede municipal, será através do cronograma definido pelo Governo do Estado.
Será permitido o envio de atividades pedagógicas pelas escolas da rede pública municipal e credenciadas na forma digital ou através da retirada de material na escola conforme orientações da Secretaria Municipal de Educação. As instituições da rede pública municipal poderão realizar a entrega de materiais e atividade para os alunos, com horário marcado para cada turno, na forma e delivery, drive-thru ou take away, sempre observando o distanciamento mínimo de dois metros e medidas de higiene.
Os projetos extraclasses da Secretaria Municipal de Educação, ficam suspensos, o que inclui AABB Comunidade, Pequenos Campeões, e demais atividades das escolas municipais, bem como as atividades dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). A secretaria irá elaborar um calendário para a recuperação das horas letivas perdidas com a suspensão.