Vice-presidente da Comissão de Atletas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a corredora teutoniense Jaqueline Beatriz Weber, do Praia Clube/Miller/CDA/Fila, de Minas Gerais, e o seu colega presidente Cleiton Cezário Abraão, receberam um dos troféus do 9º Prêmio Sou do Esporte, uma das mais relevantes cerimônias esportivas anuais do País, organizada pelo Instituto Sou do Esporte, BandSports e Foco Radical. O evento ocorreu no Campo Olímpico de Golfe, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro e contou com a presença de grandes ícones do esporte nacional.
A categoria Comissão de Atletas estreou nessa premiação e órgão dirigido por Jaque recebeu o troféu na subcategoria Atuação. A curadoria do evento avaliou a atividade de todas as comissões do país, eleitas pelos seus pares, que tem a missão de representar sua classe no âmbito da gestão das entidades esportivas. A CBAt foi contemplada ainda em Melhores Práticas de Governança e Transparência. A ex-jogadora Hortência, a Rainha do Basquete, foi a homenageada especial.
Jaque e Cleiton receberam o prêmio das mãos de Yane Marques, pentatleta medalhista olímpica em Londres 2012, ex-presidente da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil e recém-eleita a primeira mulher vice-presidente do COB. A teutoniense ressalta o desafio que é exercer uma função voluntária de liderança e interlocução em meios aos compromissos profissionais.
“O atletismo é muito amplo, são muitas peculiaridades e por isso nos geram muitos desafios. Mas, quando temos condições de agir, temos também o dever de agir e acredito que consigo contribuir com argumentos importantes em algumas discussões que ocorrem dentro da instituição que gere o atletismo de nosso país, sempre defendendo o direto do atleta”, avalia Jaque, que conta com uma fonte de inspiração diária como companhia: o técnico e ex-atleta Fabiano Peçanha.
“Eu tenho talvez o maior conhecedor da causa dos atletas e dos direitos e deveres das comissões de atletas dentro de casa. O Fabiano faz parte há mais de uma década da comissão do COB e praticamente ajudou a desenvolver várias diretrizes que hoje são aplicadas em todos as outras. Ele me incentivou muito a aceitar esse desafio e me desenvolver nesta aérea de conhecimento. Tenho muito orgulho dele, que em seu último ano alcançou a presidência da Comissão de Atletas do COB e, quando estou nesses eventos, vejo como ele é respeitado e admirado por grande parte do movimento olímpico”, atesta Jaque Weber.