Porto Alegre (RS) – Duas atletas do Colégio Mauá estarão entre as representantes da Região Sul na final nacional de Ginástica Rítmica de 2023. Milena Bartz, de 16 anos, e Isadora Baierle, de 12 anos, conquistaram as vagas na última semana, durante o Torneio Regional Sul. A disputa ocorreu no ginásio da Sogipa, em Porto Alegre, entre os dias 17 e 20 de agosto. Organizado pela Federação de Ginástica do Rio Grande do Sul, com a chancela da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), o campeonato reuniu mais de 500 atletas das categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Isadora Baierle, que participou pela primeira vez da seletiva, superou mais de 40 competidoras e ficou com o terceiro lugar individual geral na categoria Infantil. Já Milena Bartz foi ainda melhor. A jovem estudante santa-cruzense ganhou todas as provas que disputou, sagrando-se campeã absoluta da categoria adulta. Agora, ela irá ao torneio nacional como ginasta número 1 da região Sul.
O Torneio Nacional ocorre em outubro, em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo. Somente as quatro primeiras colocadas no geral em cada categoria de sua respectiva região estarão na disputa. “As meninas estão de parabéns. É uma etapa longa, competitiva e decisiva. Estamos orgulhosos do desempenho delas, desempenho esse que mais uma vez demonstra o grande trabalho feito pela equipe de ginástica do Colégio Mauá”, destaca o diretor Nestor Rachen.
Para a treinadora Bruna Martins, as jovens demonstraram além da qualidade técnica, um mental muito forte. “O Regional Sul é uma competição super importante, que exige muito também do emocional de cada atleta. É uma alegria ver as duas garantindo vaga para a final nacional. Vamos seguir trabalhando para aprimorar as séries e fazer uma ótima competição em outubro”, disse.
Representante na arbitragem – Além das atletas, que no Regional Sul foram comandadas pela treinadora Bruna Martins, o Colégio Mauá teve um representante na arbitragem do campeonato. O treinador Rafael Luz foi dessa vez responsável pelas notas. “Fiquei extremamente lisonjeado pelo convite feito pela Federação, tendo assim uma oportunidade de perceber como o árbitro avalia. A partir dessa experiência a gente consegue ter um feedback muito importante para o crescimento profissional e que certamente vai me dar uma bagagem a mais para o desenvolvimento da ginástica rítmica do Colégio Mauá”, destaca Rafael.
Confira os resultados:
Isadora Baierle – Categoria Infantil Nível 2
3º Série de Mãos Livres
4º Aparelho Bola
3º Individual Geral
Milena Bartz – Categoria Adulto
1º Aparelho Maças
1º Aparelho FITA
Campeã Individual Geral
Fotos em anexo: Isadora e Milena representam Região Sul
Crédito fotos: Divulgação