Luísa Ziemann
[email protected]
Uma das principais promessas do muay thai gaúcho da atualidade, o santa-cruzense Henrique Furtado vive momento de ascensão na sua carreira. No último domingo, 11, o lutador de 24 anos, da equipe Chagasthai, sagrou-se campeão no Attack Fight 23, na categoria até 75 quilos. Ele nocateou o paulista Matheus Pina, da Monster Gold Team e também de 24 anos, no primeiro round.
Realizado em Canoas, o evento foi transmitido ao vivo pelo canal Combate. Essa foi a segunda luta de Furtado televisionada, mas a primeira em que realmente se preparou. “A sensação de ficar campeão foi algo surreal e ao mesmo tempo esperado por nós. Foi como saber que tudo que passei para chegar até lá valeu a pena”, declarou o lutador.
O santa-cruzense, que é treinado diariamente pelo professor Dario Chagas, conta que, apesar da preparação intensa, o nervosismo o acompanhou. Mas isso não o impediu de garantir a vitória. “Fiquei muito nervoso durante a minha preparação pelo fato de ser um grande evento e por estar enfrentando um adversário renomado, que vinha de cinco nocautes consecutivos”, revelou. “Mas, quando cheguei lá, me concentrei em não pensar na importância da luta e contra quem seria ela, subi no ringue apenas focado em fazer o que tinha que ser feito, confiando muito em mim.”
Essa foi 21ª luta da carreira de Furtado, que já tem um novo desafio pela frente. No dia 22 de outubro, o atleta vai a São Paulo para competir no Challenge Muay Thai. “É um grande evento, onde estarão novamente os melhores do País. O foco é fazer cada vez melhor. Depois disso, terei uma disputa de cinturão no Canoas Boxing Stadium, em fevereiro”, comentou.