Início Geral Atividades marcam Semana Lilás da Mulher

Atividades marcam Semana Lilás da Mulher

Há quem diga que todo dia é dia de celebrar as representantes do sexo feminino, mas o dia 8 de março continua sendo a data de referência para que se prestem homenagens às mulheres. Desde 1910 a data é lembrada como o Dia Internacional da Mulher. Com os anos, as comemorações e as reivindicações têm ganho mais espaço. Em nível estadual, março será o Mês da Mulher. Já em Santa Cruz do Sul, é realizada a Semana Lilás da Mulher do dia 3 a 11. As atividades serão organizadas e coordenadas por uma comissão composta por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da Diretoria para Assuntos da Mulher e CREAS, Secretarias Municipais, Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Stadtbus, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Cemas, entre outras profissionais que desenvolveram trabalhos de autoestima da mulher, como cabeleiras, manicures, pedicures, psicólogas, ervateira, assistentes sociais e artesãs.
No entanto, a semana não será marcada apenas por comemorações. As ações que serão desenvolvidas durante a programação do evento também têm como objetivo oportunizar um espaço para discussão e reflexão com a promoção de debates, espaços de diálogo, palestras. O foco principal estará na luta pela não violência contra a mulher em Santa Cruz, inclusão das mulheres no mercado de trabalho, capacitação e empregabilidade e conhecimento sobre seus direitos e deveres: Lei Maria da Penha, auxílio da rede de proteção à mulher com a Escuta Humanizada e encaminhamentos.
A prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes, uma das 418 mulheres que estão no comando em municípios brasileiros – segundo o IBGE – destaca a importância da Semana Lilás. “Atualmente, nós mulheres já estamos ocupando um espaço que passamos muito tempo buscando, como estar à frente de prefeituras, de empresas, de câmaras de vereadores e até do País. Entretanto, ainda falta muito a fazer, por isso a discussão não pode parar. Temos muito a comemorar sim, mas precisamos aproveitar esta semana também para refletir. Nesse sentido, a Administração Municipal está orgulhosa de promover esse evento com tantos parceiros”, salientou a prefeita.
Para a diretora para Assuntos da Mulher de Santa Cruz do Sul, Zoraia Pereira dos Santos, a Semana é uma oportunidade para que adolescentes e mulheres tenham conhecimento de seus direitos. “Estamos muito empenhadas em desenvolver esta semana da melhor maneira possível. Políticas para as mulheres, sem dúvida é um tema que ainda há muito para se discutir”, afirmou a diretora.

O porquê do lilás
O lilás é a cor símbolo da semana da mulher, especialmente por ser uma cor entre o vermelho e o azul, o que representa respectivamente a mulher e o homem. Mas também está ligado com o dia 8 de março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e reivindicaram melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas. Mas antes da greve, elas estavam trabalhando em tecidos da cor lilás.

Programação
03/03: Sábado
Local: Parque da Oktoberfest – Sambódromo
Evento:  Desfile de  Carnaval, ala das mulheres, convidadas do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.  Escola de Samba Acadêmicos do União, a ala traz por título “O Conhecimento que traz liberdade” enaltecendo e valorizando a liberdade da mulher através do conhecimento.

07/03: Quarta-feira
Horário: 8h30min
Local: Câmara de Vereadores
Evento:  Abertura Oficial da Semana Lilás da Mulher, com o tema: “A força e a Autonomia da Mulher”

07/03: Quarta-feira
Horário: 16h às 21h
Evento: “Momento Mulher” – Ações específicas para Mulher (saúde, cultura, informação e embelezamento)  Informações sobre a Lei Maria da Penha
Local: Centro Social Urbano Faxinal / Rua: Dona Carlota: nº 1014

08/03: Quinta-feira
Horário: 9h
Evento: Caminhada pelo Dia Internacional da Mulher
Itinerário: Saída defronte à Catedral às 9h da Praça Getúlio Vargas até Praça da Bandeira, quando serão recebidas por autoridades locais.

08/03: Quinta-feira
Horário: tarde
Evento: “Música no Ônibus Rosa em Homenagem à Mulher”
Atração musical:  Everson Tavares – Saxsofonista

08/03: Quinta-feira

Horário:  20h
Local:  Tênis Clube Santa Cruz
Evento:  “Jantar Dançante das Margaridas”
Promoção: Lions Clube Raio de Sol

09/03: Sexta-feira
Horário:  14h
Evento: “Um olhar sobre as Mulheres Apenadas”
Local:  Presídio Municipal de Santa Cruz do Sul

09/03: Sexta-feira
Horário: 17h às 21h
Evento: “ Momento Mulher” (saúde, cultura, informação e embelezamento)
Local: CRAS 1 – Centro Beatriz Jungblut – Harmonia

10/03: Sábado

Horário:  9h às 12h
Evento: “Mulheres na praça comemoram o Dia Internacional da Mulher”
Programação na Praça Getúlio Vargas

10/03: Sábado

Horário: 9h
Evento: 1ª Cavalgada Feminina Estadual do CTG Tio Itia
Itinerário: CTG Tio Itia (Cerro Alegre Baixo rumo ao Parque de Eventos de SCS)

11/03: Domingo
Horário: A partir das 10h
Evento:  Brique da Praça (Em homenagem às mulheres)
Conselho Municipal irá participar com comercialização de roupas.
Participação de mulheres no Momento Cultural com música, poesia, instrumentos musicais.