Para aliviar o calor com as altas temperaturas, as pessoas buscam usar roupas leves, banhos de piscinas, de praia e rios; se deliciar com bebidas geladas, enfim, tudo para fugir da sensação de calor. E os bichinhos de estimação? Eles também sofrem com a estação mais quente do ano. Por isso, é necessário cuidados especiais com os animais durante o Verão e, principalmente, se forem levados juntos para a praia para curtir com a família as férias.
Além da pelagem, cães e gatos, possuem glândulas de suor, eles não suam como as pessoas. Sem o recurso da sudorese, que diminui a temperatura do organismo, os animais ficam ofegantes. Com a boca aberta eles fazem com que o ar frio entre e resfrie o corpo e quanto mais ofegantes, mais calor estão sentindo.
Segundo o Médico Veterinário, Flávio Castro de Andrade – da Clínica Doutor Faveco – os cuidados principais se referem a alimentação adequada e água (que deve ser trocada duas vezes por dia). “Quanto ao banho, uma vez por semana é o suficiente. Os animais fazem a troca dos pelos mortos no inverno e mais banhos no Verão tiram a proteção natural deles”, explica o veterinário que tem 22 anos de profissão e 21 anos com clínica em Santa Cruz.
Na opção de levar os bichinhos de estimação junto com a família para a praia, deve-se tomar cuidado com o transporte. “Os gatos devem ser colocados em caixinhas de transporte próprias para eles. Os cães com coleiras e presos a um cinto de segurança. Ambos devem ter a carteira de vacinação em dia e um atestado de saúde emitido pelo veterinário. A desverminação também é importante para evitar parasitas.”
Ao chegarem na praia, o ideal é deixar os animais em casa e não levá-los para a areia. “Eles podem pegar doenças de outros animais que não foram imunizados, podem aparecer fungos, sarna e bicho de pé.”
Ana Souza
Doutor Faveco: “Água fresca e alimentação adequada garantem a tranquilidade para os animais”