Suilan Conrado
[email protected]
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe A, termina nesta sexta-feira, 10. Quem não se protegeu contra o vírus, ainda pode recorrer aos postos de saúde, ambulatório central, Centro Materno Infantil (Cemai) e ao Sistema Integrado de Saúde (SIS) que funciona até as 22h no bloco 31 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Divulgação/RJ
Em Santa Cruz do Sul, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, até o momento, houve um caso de Influenza diagnosticado
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, até a tarde desta quarta-feira, 8, em Santa Cruz, 76% do grupo de risco havia se vacinado. A meta do Ministério da Saúde é de imunizar 80% desta população.
Conforme a enfermeira responsável pelas imunizações que correspondem à 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), Marlene Weber Andriolo, as gestantes e crianças foram os que menos procuraram pela dose, tendo alcançado o percentual de 60% e 69% respectivamente.
O único caso de gripe A diagnosticado até o momento no município, é justamente uma gestante.
GRUPO DE RISCO
O grupo de risco que pode receber a dose gratuitamente inclui as Puérperas, doentes crônicos, idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes em qualquer fase, trabalhadores da área da saúde, indígenas, população carcerária e pessoas com outras doenças que podem ser relacionadas com gripe.
Quem não se enquadra no grupo, mas quer se proteger, pode procurar pelos centros particulares de vacina, que oferecem a dose por R$ 95 em média.