Início Especiais Atacante do Internacional no Café Empresarial da ACI

Atacante do Internacional no Café Empresarial da ACI

Pedro Henrique Konzen falou sobre sua trajetória nos campos de futebol, durante a edição de novembro da entidade

Fotos: Ana Souza
Atacante participou como palestrante da edição de novembro do evento da ACI

Ana Souza
[email protected]

Do interior de Santa Cruz do Sul para a ascensão em um time da elite do futebol gaúcho. Pedro Henrique Medina Konzen da Silva, 32 anos, atacante do Sport Club Internacional, esteve no município no dia 22, para participar do Café Empresarial da Associação Comercial e Industrial (ACI). Durante o evento, o jogador falou sobre a trajetória de sucesso no meio futebolístico. Os integrantes do Conselho Deliberativo da ACI, Mathias Bertram e Leandro Siqueira mediaram o painel: Um santa-cruzense nos gramados do planeta.


O presidente da ACI, César Cechinato, enfatizou que foi uma enorme satisfação poder trazer uma pessoa especial para Santa Cruz do Sul. “A proposta de trazer cases inspiradores de empreendedorismo e que se tornaram exemplos para nossa cidade, é uma grande satisfação. Agradecemos aos nossos parceiros que tornam possível estes encontros marcantes do Café Empresarial da ACI.”


Natural de Novo Hamburgo e residente desde os primeiros dias de vida em Linha Pinheiral, interior de Santa Cruz, Pedro Henrique relembrou o passo a passo de trajetória de jogador profissional. Nasceu aos em 16 de junho 1990. Antes dos seis anos, perdeu seus pais e foi criado com carinho pelos tios Edgar Pedro e Áurea Konzen e cercado de amor também pelos avós Osvaldo e Cecília Konzen em Pinheiral. Kiko, como também é conhecido, casou-se com Rafaela Scain em junho de 2012, que conheceu quando ele atuava no time do Caxias. O casal tem uma filha, Philipa, que nasceu na França. Rafaela acompanhou, aos 21 anos, o marido na primeira competição na Suíça. Quando relembrou esta parte de sua carreira, Pedro Henrique se emocionou. “Estou realizando um sonho e não me vejo em outra profissão, a não ser o futebol!”


Com grande simpatia, o atacante falou da importância em se dedicar para a realização de um sonho. O sucesso permeia a trajetória do jogador que recebeu o título de Cidadão Santa-cruzense pela Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Sul. “Estar em Santa Cruz do Sul, após um longo período fora, é motivo de muito orgulho para mim. O futebol é uma forma de dar oportunidades e de alcançar sonhos. Dizia para o Tio Neka que seria jogador, queria jogar como os craques do Vila Arlindo, fui além e hoje só tenho a agradecer por tudo! Convivi com todos os estilos de vida e com diversas culturas e, se não fosse toda a caminhada e as parcerias que tive, não estaria onde estou. Estou aqui sendo o que sou, sendo o Pedro Henrique.”


O jogador enfatizou que está na torcida, com grande expectativa, pela nossa Seleção Brasileira. “Sabemos que estamos desde 2002 no aguardo. Será um desafio muito grande, principalmente pelo calendário europeu, que está na metade da temporada européia, no qual os jogos acontecem geralmente em junho e julho. Este ano será no final de 2022. Torço muito para que nossa seleção seja hexa campeã!”


Ao final do evento, Pedro Henrique recebeu uma sacola com a fruta bergamota, que marca o interior e que se tornou uma referência dele como jogador e também do atacante do Inter, Alexandre Zurawski, o Alemão, natural de Campo Erê, em Santa Catarina, chamados carinhosamente como ‘Os Bergamotas’.

A TRAJETÓRIA

O atacante, que atualmente, está atuando pelo Sport Club Internacional, teve passagens pelo exterior com atuações. “Andei muito em 10 anos de Europa, em países diferentes e outras culturas, confesso que voltar para a minha terra, resgatar esta cultura é motivo de muita alegria! Foi uma grande experiência poder jogar no exterior e voltar ao meu time do coração é gratificante, ainda mais por estar aqui no Sul onde está residindo meus familiares. Chegar em um momento certo em um clube certo é sinônimo de positivismo. Foi uma caminhada difícil, momentos marcantes mas, sempre tive minha família ao meu lado. Continuo aprendendo diariamente!”

Momento de emoção quando lembrou o início da carreira e o apoio da família


Além da projeção fora do Brasil, ele relembrou das raízes em solo Riograndense e de sua trajetória no interior de Santa Cruz do Sul. O início, ainda pequeno com 12 anos de idade, foi no projeto Eu Jogo Junto, ofertado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Sagrada Família, em Linha Pinheiral, quando passou a ser observado pelos treinadores como um jogador diferenciado. Depois um período pelas escolinhas Rogildo Esportes e New Boys até chegar às categorias de base do Santa Cruz. Ao mesmo tempo, atuava no time do Pinheiral na Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc).


No amador, disputou competições por Juventude de Vila Arlindo e o Grêmio Cecília, pelo qual foi campeão da Taça da Amizade de Venâncio Aires. Em 2006, foi campeão nos titulares Liga Regional do Vale do Rio Pardo com o Pinheiral. Após dois anos na base do Grêmio, recebeu a oportunidade de atuar como profissional no Avenida por intermédio do presidente Jair Eich. Se transferiu para o Caxias em 2010 e foi vice-campeão gaúcho sub-20. No ano seguinte, disputou o Gauchão e a Série C do Brasileiro com o time grená.

Pelos campos do futebol

Carreira:
2007 | Santa Cruz
2008 | Grêmio
2010 | Avenida
2011 | Caxias
2012 | FC Zurich (Suiça)
2014 | Rennes (França)
2017 | PAOK (Grécia)
2017 | Qarabag (Azerbaijão)
2018 | Astana (Cazaquistão)
2019 | Kayserispor (Turquia)
2021 | Sivaspor (Turquia)
2022 | Internacional
Conquistas:
2014 | Copa da Suiça
2017 | Copa da Grécia
2018 | Campeonato do Azerbaijão
2018 | Campeonato do Cazaquistão
2019 | Campeonato Grego
2019 | Copa da Grécia
2022 Copa da Turquia

No Internacional desde abril de 2022, sagrou-se vice-campeão brasileiro na atual temporada. (Fonte: site oficial Sport Club Internacional)