Início Geral Associação Espírita: Aruanda faz campanha pela sede própria

Associação Espírita: Aruanda faz campanha pela sede própria

Entidade recebeu da Prefeitura, em julho deste ano, dois terrenos na Rua João Waldemar da Fontoura

Isadora Oliveira
Prefeitura fez a transferência de dois terrenos para a associação em julho deste ano

A Casa Espiritualista Aruanda Jesus de Nazaré recebeu da prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (Progressistas), em julho, a liberação de dois terrenos na Rua João Waldemar da Fontoura. Nesse local será construída a futura sede da entidade, que presta auxílio espiritual à comunidade, executa atendimentos presenciais e à distância de forma gratuita e vive exclusivamente de doações e da contribuição dos trabalhadores, que pagam uma mensalidade de acordo com as condições de cada médium (atualmente são 108 atuantes).

Divulgação/Aruanda
Atendimentos são feitos de modo presencial ou por apometria, formato à distância


Os atendimentos contam com grupos de estudos, cirurgias espirituais, apometrias e limpeza vibracional, irradiações e orientação aos que necessitam de aconselhamento. No momento, a Aruanda atende presencialmente nas terças, quartas e quintas-feiras. No entanto, durante toda a pandemia de covid-19 (desde 2020 até metade deste), os procedimentos continuaram por endereço vibracional (à distância), a fim de respeitar os protocolos de segurança sanitária, sem deixar qualquer pessoa desamparada durante uma das fases mais complicadas que o mundo viveu nos últimos tempos.


Nos atendimentos à distância, são realizados em média 220 atendimentos/cirurgias espirituais, 480 irradiações e 140 apometrias por mês. Antes da pandemia, na modalidade presencial, a casa recebia 200 pessoas nas terças-feiras (data que antecede atendimentos/cirurgias espirituais); 160 nas quartas e aproximadamente 80 nas quintas, na média por mês. Ou seja, ultrapassava 34 mil atendimentos anuais. Antecedendo esses procedimentos, sempre há palestras orientadoras.


Na primeira e última segunda-feira de cada mês acontecem grupos de estudos para os trabalhadores e público em geral, a fim de difundir conhecimentos e dividir experiências no campo da espiritualidade. “A partir de agora, unidos como grupo de trabalho, a luta em busca de recursos junto à sociedade se inicia. A Aruanda é a casa de muitos santa-cruzenses, bem como, filhos de outros municípios também”, diz Anita Ribas Moraes, presidente da associação.


A construção do novo espaço físico visa ampliar as condições de infraestrutura para acomodar todos aqueles que buscam, junto desse trabalho voluntário, o amparo e o acolhimento nos momentos de necessidade. “As atividades são desenvolvidas sem fins lucrativos e a contribuição de todos é fundamental para materializar essa página da história da Aruanda, que é escrita por todos que frequentam a casa, seja em busca de auxílio, seja estendendo a mão aos que chegam”, enfatiza Anita.

Conheça a história da entidade

Inicialmente, um grupo de pessoas que se reunia para estudar e praticar o atendimento presencial de forma restrita. As reuniões aconteciam na residência de uma das integrantes. O espaço foi cedido por um curto período, pois logo a procura pelos trabalhos cresceu, assim como o próprio grupo. Em seguida, a locação de um prédio se fez necessária. O novo local ficava situado na esquina da Rua São José com a Avenida Independência, onde foi formalizada a associação, batizada de Aruanda Jesus de Nazaré.


A partir de outubro de 2008, iniciaram-se os trabalhos naquele local, permanecendo até o início de 2009. Após, o endereço passou a ser a Rua Andrade Neves, 179, no Bairro Universitário. Em 2010, ocorreu a eleição da primeira diretoria e houve a definição dos trabalhos e seus propósitos. Essa foi uma época de mudanças significativas em termos de trabalhadores, pois surgiram mais casas, formadas por dissidentes da Aruanda. A associação se tornou a matriz, dando origem a mais entidades de atividades com a espiritualidade.


“Com as mudanças acontecendo, foi necessário, também, receber a responsabilidade de manter a fé e a união do grupo em relação aos propósitos da casa. Seguiu-se firme em relação às ameaças recebidas de algumas pessoas que não praticavam a espiritualidade com os propósitos sagrados”, recorda a presidente da Aruanda Jesus de Nazaré, Anita Ribas Moraes.


Em outubro de 2012, chegou uma ordem de despejo e a associação teve de alugar um outro prédio, sem muitas condições de atender as necessidades para a funcionalidade dos trabalhos. “Com muita determinação, recursos financeiros de doadores e com a ajuda de alguns trabalhadores, em 14 dias de esforço, construiu-se um salão para abrigar os grupos de estudos e os consulentes para as palestras”, conta Anita.


O resto dos cômodos foram adequados para realização dos atendimentos. Sendo assim, em 20 de novembro de 2012, a Aruanda estava num prédio reformado e com condições para retomar as atividades normais: nas segundas-feiras, grupos de estudos, tanto interno como externo; nas terças e quintas, atendimentos normais, presenciais e apometrias; e nas quartas, tratamento específico da saúde (também no local e à distância).


Durante esse período, na gestão do presidente Anildo Bettin (2012/2020), foram oficializados todos os documentos, estatutos e conta em banco. Sua participação foi fundamental para regularizar a Associação Espiritualista Aruanda Jesus de Nazaré. Durante a pandemia de covid-19 (março de 2020 a março de 2022) aconteceram muitos trabalhos à distância (apometria). Em junho de 2021, foi empossada a nova diretoria, liderada por Anita.


Em 6 de abril deste, a associação recebeu a notificação da venda do imóvel, concedendo o prazo de um ano para a Aruanda permanecer no local. Sendo assim, o grupo passou a procurar outro imóvel para alugar ou comprar. Diante de tudo isso, também foi cogitada a hipótese de conseguir, via Prefeitura, a liberação de um terreno para construção, tornando-se essa a solução para o problema.

Como doar para a casa

As doações podem ser feitas através do Pix 12315340000190 (CNPJ) ou entrando em contato com os representantes legais da campanha em Santa Cruz do Sul: (51) 99963 0739 (Lula), (51) 98129 3141 (Anita) ou (51) 9933 48601 (Mara). Em Encruzilhada do Sul, o contato é pelos telefones (51) 99712 1033 (Pi), (51) 99999 4225 (Róger) ou (51) 98021 5003 (Marcelo).