Débora Dumke – [email protected]m.br
Já pensou em ter um espaço amplo para melhor atender os aposentados? A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz do Sul (Apopesc), localizada na Rua Sete de Setembro, 503, tem esse espaço e conta com profissionais renomados, que auxiliam na área da saúde. Após a pandemia, que atingiu o mundo inteiro, as coisas começaram a se ajeitar novamente e o movimento começou a melhorar. “Na verdade paramos apenas um mês, e nós tivemos atualizações para continuar nossos atendimentos, com o cuidado que a saúde pedia. E esse cuidado a gente teve e mantivemos sempre em funcionamento a associação”, destacou Germano Fernando Kelber, presidente da Apopesc.
Durante balanço do ano, ele ressaltou que no decorrer de 2022 tiveram muitas ações e propagandas que foram realizadas, com a associação e também com a comunidade de Bom Pastor. Ocorreram palestras em parceria com a Prefeitura de Sinimbu, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Christiano Smidto, na qual foi apresentado o guia do aposentado, porque as pessoas não tinham conhecimento sobre o que eles têm por direito. Esse guia foi realizado pela Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul (Fetapergs), em que Germano faz parte e que deixará o cargo para o seu filho. “Nesse guia apresenta todos os direitos que os aposentados têm como: ônibus transporte, banco, e ao mesmo tempo divulgamos todos os nossos atendimentos aqui na associação, porque muitos não sabem da federação, o que é Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap¬) de Brasília e porque das associações. Nós mantemos, praticamente, semanalmente, a participação na Câmara dos Deputados e Senadores para ver o que acontece e para que assim não percamos mais nossos direitos, pois muitos deles foram tirados de nós”, informou Kelber.
As federações se mantêm também através das associações, pois aqui no Rio Grande do Sul existem 155. Hoje se recebe o beneficio da sua aposentadoria no dia certo, é um calendário. “Aqueles que recebem um salário mínimo é um período, e aqueles que recebem mais de um salário mínimo é outro, até o quinto dia útil de cada mês. Esse calendário é mantido graças à intervenção, principalmente, da Confederação, Federação e das Associações”, informou o presidente.
A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz do Sul dispõe de serviços de fisioterapia, acupuntura, odontologia, pilates, enfim uma gama de atendimentos na sede e também fora dela também. “Temos dois médicos aqui, dois dentistas e mais de 120 médicos que atendem nos consultórios aos aposentados que são associados, tendo um desconto de até 50% da consulta. O agendamento é feito aqui e a associação não ganha nada por isso”, destacou Germano.
O presidente, ainda diz que apesar da pandemia, o ano foi consideravelmente bom para a Apopesc, e o desejo é ter cada vez mais associados, que mais pessoas se integrem, porque acontece delas não conseguirem ter planos de saúde. Ele ainda elogia o Sistema Único de Saúde (SUS), por ter um atendimento muito bom, mas às vezes é demorado, o que acontece em relação à procura pelos atendimentos da Apopesc. “Nosso atendimento é imediato, e com um pequeno custo, tem também a questão da segurança e o direito de aposentado. É alguém que olha por eles. Não atendemos somente o município de Santa Cruz do Sul, mas também toda a região do Vale do Rio Pardo”, destacou.
Já existem programações para o ano que vem. No dia 24 de janeiro, é o Dia do Aposentado, a federação, por ser fundada no dia 24 de janeiro, de 1984, sempre realiza um evento, para que todas as associações participem, esse ano será no munícipio de Feliz. Existem outras comemorações como o Dia da Mulher, e também a ideia é que sejam realizadas mais excursões para festas, já foi realizada duas ou três vezes para São Sebastião do Caí, na Festa Nacional da Bergamota. Também pretendem realizar passeios para as águas termais, e internamente, na sede é realizada a tarde da integração, em que todos os associados são convidados a assistirem palestras e empresas parceiras se fazem presentes, dando um apoio, e há pedidos que esse evento seja realizado duas vezes do ano. A divulgação para ter mais associados é realizada em meios de comunicação, jornais e rádio. Germano ainda fez uma referência sobre a homenagem de 40 anos na Câmara de Vereadores e diz que se sentiu muito honrado por ter esse reconhecimento.