Início Geral Associação aprova pré-projeto para alteração do Trevo Fritz e Frida

Associação aprova pré-projeto para alteração do Trevo Fritz e Frida

EVERSON BOECK
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Depois de diversas lideranças terem pressionado o Governo do Estado, a Secretaria de Transportes autorizou o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) a solicitar para a empresa Santa Cruz Rodovias um estudo em relação ao tráfego no trevo da RS-287 e RS 418, conhecido como trevo do Fritz e Frida, que causa tanta preocupação para os moradores das localidades próximas.
Na semana passada, a Associação dos Moradores do Bairro Linha Santa Cruz (Amorlisc) enviou um documento ao titular da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque. No ofício, a entidade ressalta que, em reunião de diretoria e demais membros da comunidade, o projeto foi analisado baseado apenas nas informações veiculadas na imprensa, porém acreditam que o projeto é viável. “Pelo que conhecemos até o momento do pré-projeto apresentado pela Concessionária Santa Cruz Rodovias, concluímos que esta proposta é adequada para atender nossas reivindicações de termos livre acesso durante as travessias além de contemplar os usuários com segurança pelo menos pelos próximos 50 anos”, enfatiza o presidente da Amorlisc, Antelmo Stoelbenn.
No documento, também foi ressaltada ao secretário, a satisfação pelo empenho da Secretaria e pela disponibilidade em conversar com todos envolvidos na solução do problema. “Foi este diálogo que resultou na confecção do pré-projeto e agora estamos confiantes na sensibilidade do governo estadual em resolver esta questão para que possamos o quanto antes ver o início das obras e ter a certeza de segurança para todos”, destacou a Associação.
A Amorlisc frisa que dia 18 de junho, às 14 horas, está marcada uma importante audiência no Ministério Público, onde serão apresentados alguns estudos preliminares a respeito do projeto.

PARA LEMBRAR

O engenheiro Luiz Eduardo Fonseca, diretor gerente da Concessionária, alertou que o problema do local não é a travessia da RSC 287, mas sim o acúmulo de carros em horários específicos, portanto uma rótula como vinha sendo cogitado, não resolve. Ele apresentou um esboço feito em cima de imagem do Google com um dispositivo de rampas de travessia e várias alças – são 200 metros de comprimento de rampa a rampa, 10 metros de largura e 5,5m de altura do vão livre (veja foto). (Coluna Nos Bastidores, 22/05/2012)

DIVULGAÇÃO RJ

Esboço feito em cima de imagem do Google com um dispositivo de
rampas de travessia e várias alças mostra como ficaria o trevo