Everson Boeck
[email protected]
Depois de um ano de gestão, empossados em novembro de 2013, os integrantes da primeira diretoria da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) seguem o artigo 24 de seu Estatuto e abrem espaço para que ouras lideranças possam estar à frente da entidade pelos próximos 12 meses. Amanhã, 28, às 11 horas, na sede do SindiTabaco, ocorre assembleia geral ordinária na sexta-feira, para apresentação do relatório de atividades e eleição da nova diretoria e conselhos
Segundo o Secretário-Executivo da Amprotabaco, Edson Luis de Azeredo, a sucessão segue o artigo 24 do Estatuto, no qual serão escolhidos o próximo presidente e vice-presidentes da entidade. “Os prefeitos associados interessados poderão registrar sua candidatura de presidente até o dia 25 de Novembro. A nova diretoria fica à frente da entidade pelo próximo ano”, explica.
A primeira diretoria é presidida pelo prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst. São três vice-presidentes, sendo eles os prefeitos Gerson Cardoso Nunes (Canguçu/RS), Luiz Alberto Rincoski Faria (Canoinhas/SC) e Marcelo Hauagge Distéfano (São João do Triunfo/PR). Já os cargos de secretário, vice-secretário, tesoureiro e vice-tesoureiro estão representados pelos prefeitos Reges Antônio Scapin (Estância Velha/RS), Silvio Paulo Girardi (Rio Azul/PR), Mauro Schünke (Restinga Seca/RS) e Dario Schicovski (Papanduva/SC), respectivamente.
Criada para ser a porta-voz dos municípios em defesa da produção do tabaco e atuar como mecanismo de diálogo e discussão do segmento junto às esferas estadual e federal, a Amprotabaco agiu em importantes momentos para a cadeia produtiva este ano. A associação se reuniu com diversos Ministérios e teve representação na Rússia durante à Conferência das Partes (COP 6).
O atual presidente, o Prefeito Telmo Kirst, se reuniu com os Ministros do Trabalho, Relações Exteriores, Agricultura e Cidades. Além disso, a entidade conseguiu participar da reunião da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CONICQ), em Brasília, fatores que influenciaram para importantes conquistas no documento final do da COP 6. Além disso, a entidade articulou e discutiu assuntos relacionados ao futuro da fumicultura e seus produtores. Nasceu com a participação dos municípios produtores de tabaco dos três estados do sul do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Arquivo/RJ
Atual presidente da Amprotabaco: prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst