Início Geral Assembleia geral | Formas de recuperar a região no pós-enchente pautam encontro...

Assembleia geral | Formas de recuperar a região no pós-enchente pautam encontro do Cisvale

Reunião ocorre em Vera Cruz, antes da abertura da Feria da Produção

Sandra Backes: “Cisvale esteve na linha de frente, na ajuda e socorro imediato
aos municípios atingidos”
Divulgação/RJ

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) realiza na próxima quarta-feira, dia 24, a Assembleia Geral Ordinária com prefeitos dos municípios consorciados. O encontro, que antecede a abertura da 14ª Feira da Produção de Vera Cruz, será realizado no Parque de Eventos do município, a partir das 15 horas. Na pauta, temas para o debate sobre a reconstrução da região pós-enchentes de maio.
De acordo com a presidente do Cisvale, Sandra Backes, desde o início da crise humanitária gerada em consequência dos desastres naturais de maio, o Cisvale esteve na linha de frente, na ajuda e socorro imediato aos municípios atingidos. “Foram diversas ações como a criação do PIX Solidário, com repasse de mais de R$ 1 milhão de forma imediata às prefeituras, assim como parcerias na área da construção civil, urbanismo e engenharia. Atuamos com os profissionais da saúde e seguimos na busca por recursos e ações de ajuda à região”, ressalta.
Para o encontro da próxima quarta-feira, serão apresentados projetos com potenciais contribuições da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com planejamento para a reconstrução do Vale do Rio Pardo, assim como a apresentação das sugestões da Unisc para o Plano Rio Grande – programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Estado do Rio Grande do Sul – Prioridades Vale do Rio Pardo. “São pautas ainda muito relevantes e que podem fazer a diferença na gestão dos nossos municípios. Reforçando o nosso caráter de utilidade pública, o Cisvale recebe estas entidades para entender de que forma cada uma delas poderá contribuir conosco”, pontua Sandra.
Também será apresentada a ferramenta “ReHabilar”, para o mapeamento e avaliação técnica de edificações atingidas pela enchente, permitindo também a classificação destes imóveis. O projeto foi desenvolvido em parceria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Unisc e entidades ligadas à construção civil. “Todos são projetos que de uma forma ou outra irão contribuir e muito com a nossa região e o nosso consórcio recebe, com muita expectativa estas iniciativas”, projeta a presidente Sandra.