Em assembleia na manhã dessa terça-feira, 26, os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) debateram diversos assuntos de grande interesse para a região. Em destaque, foram aprovadas novas flexibilizações nos protocolos sanitários, como o fim do limite de horário de fechamento de restaurantes, bares, eventos e casas de festas. A medida é uma adequação ao que já constava no último decreto estadual.
Os gestores também padronizaram outros protocolos variáveis aos já determinados anteriormente pelo governo do Estado em 1º de outubro, como a capacidade em hotéis e alojamentos e a ocupação máxima em academias, clubes e centros de treinamento.
No encontro, os prefeitos ainda aprovaram a realização de três grandes eventos na região: a Feira do Livro, Festival Gastronômico e Escolha das Soberanas da Fenachim, que ocorre de 28 a 31 de Outubro em Venâncio Aires; o Festival dos Festivais, que irá reunir o Enart, Fegachula e Fegadan em Santa Cruz do Sul nos dias 13 a 15 de novembro; e a prova de automobilismo Stock Car, em 21 de novembro, também em Santa Cruz do Sul.
Conforme o prefeito de Vale do Sol e presidente da Amvarp, Maiquel Silva, a assembleia teve uma pauta extensa e mais ampla do que apenas discussão de protocolos e eventos, tratando de temas importantes para o desenvolvimento do Vale do Rio Pardo. Ele ressalta, por exemplo, as discussões sobre as melhorias na RSC-153, principalmente pela necessidade de uma intervenção no trecho entre Herveiras e Barros Cassal. A entidade irá encaminhar novas reuniões com representantes do Estado sobre o assunto.
Outra questão debatida foi a futura duplicação da RSC-287, principalmente em relação aos retornos, trevos e passarelas que serão construídos ou modificados na via. Uma parceria entre a Amvarp e a Unisc na oferta de um MBA em Planejamento e Desenvolvimento Municipal também foi apresentada aos gestores.
“Mais uma vez, a Amvarp é prova viva de que está junto e sempre parceira de todos os municípios do Vale do Rio Pardo. O trabalho em conjunto engrandece e fortalece cada vez mais a nossa entidade, há 60 anos um exemplo de que a união é o que nos move”, afirmou o presidente Maiquel.