O mês de junho, que está findando, contém pelo menos quatro datas muito especiais: Dia do meio ambiente, Dia dos namorados, Dia de São João e Dia do início do inverno. As quatro de grande significado e importância. O cuidado com a vida e tudo o que vive, a importância das relações humanas, a lembrança de um anúncio, do João Batista, da necessidade de arrependimento, mudança de vida, de atitudes, de postura e a lembrança de que os tempos mudam, que cada tempo da vida traz consigo suas novidades e suas surpresas.
É bem provável que junho, em nosso país, começará a ser lembrado também por movimento, pelo fim da contemplação passiva, da inércia, da alienação. Começará a ser lembrado como ato de caminhar por novos horizontes, por paz, por justiça, por dignidade. Sair para a rua e perder o medo! Perceber que: “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Ah jovens, vocês existem, estão aí. Não está tudo perdido! Uma nova geração cansada do silêncio, da quietude. Agora uma reação de vanguarda, de comprometimento, de responsabilidade. Os três poderes carecem de vozes e movimentos que apontem para mudanças. Sim, nós podemos! Desde as capitanias hereditárias alguns muitos vivem de migalhas e outros poucos se locupletam com a riqueza que é de todos/as. Então falta tudo, saúde, educação, vergonha na cara. Já avançamos, mas é preciso mais, muito mais. Também nosso voto precisa desencastelar oligarquias e os que os representam, até de igrejas. Chega de bolsas, é hora das malas! Depois de muitos pontapés iniciais, os mais lindos foram os pés na rua, em marcha, sem violência, aprendamos!
João Batista ao preparar a vinda do Senhor Jesus disse: “Raça de cobras venenosas…, produzi pois, frutos dignos…” Para preparar um novo tempo é necessário arrependimento. Isto também significa repensar nosso envolvimento nas causas dignas, torcer menos e jogar mais. Falar menos e agir mais, ver menos televisão e ver mais os vizinhos. Comprar menos e rir mais. Se alegrar com as pequenas coisas, valorizar os pequenos gestos, cuidar da vida , do que vive, dos amores, esquentar o frio, do corpo e da alma.
Que o olhar amoroso de Jesus nos alcance, que seus gestos nos inspirem a cuidar e lutar pelos pequeninos , marginalizados e sofredores. Que o amor de Deus abençoe os que lutam pela PAZ verdadeira e que o Espírito Santo nos encoraje para vencer os medos, sair dos muros, também das igrejas, e soltar a voz, como nos ensinaram os profetas, em todos os lugares e com todas as suas consequências. Então, Graça e Paz!
P. Vilmar Abentroth
Celebrações:
Domingo 30/06 – 09h30 – Culto Comunidade Centro
Jubileu de Confirmações e Almoço da Lelut
Obs.: Jubilares devem confirmar participação no Culto junto a Secretaria!
Plantão: 9829 2945