Início Especiais “As mulheres precisam dar força para as mulheres”, diz prefeita

“As mulheres precisam dar força para as mulheres”, diz prefeita

Evento, realizado na sede da AABB, contou com diversas atividades para elas

Prefeita Helena parabenizou as mulheres pela data e lembrou a importância de todas no contexto da sociedade
Fotos: Isadora Oliveira

Serena Cecília Kroth, de 76 anos, e Lori Terezinha Kroth, de 82, moradoras de Cerro Alegre Baixo, interior de Santa Cruz, acordaram mais cedo do que o habitual na quarta-feira, 8. “A gente acorda cedo porque o sol já bate na janela”, brincou Lori.

Ansiosas por participarem das atividades do Dia Internacional da Mulher, elas se programaram ainda na terça-feira para pegar o ônibus que as levaria com as demais mulheres daquela região para um dia de festa na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Linha João Alves. “Muito bom isso aqui, a gente sai de casa, se diverte e pode encontrar as amigas”, declarou Serena. Assim como elas, cerca de mil mulheres do interior e da cidade foram muito bem recebidas no evento, com direito a um farto café da manhã.

Rafaela aproveitou para fazer um corte no cabelo

A abertura do encontro contou com a presença da prefeita Helena Hermany (Progressistas), de vários secretários do município, representantes do Conselho Municipal da Mulher, do Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher, de representantes da Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar, e da delegada da Delegacia da Mulher, Raquel Schneider.

Em sua saudação de boas vindas, Helena salientou a força da mulher. “As mulheres precisam dar força para as mulheres. Toda mulher tem talento, tem capacidade, e a mulher pode fazer a diferença onde ela estiver”, afirmou. A prefeita destacou ainda a estrutura que a prefeitura dispõe de atendimento à mulher. “Recriamos a Coordenadoria da Mulher, para que as mulheres se sintam amparadas, protegidas, para que elas se sintam livres e seguras para poderem dizer ser mulher aqui é bom demais”, afirmou.

Sereni e Lori aproveitaram as atividades da variada programação

Helena aproveitou a ocasião para fazer o anúncio de lançamento do Botão do Pânico. A medida, que será implantada em breve, tem o objetivo de viabilizar atendimento ágil e rápido para mulheres que estão sob medida protetiva, para que possam acionar os órgãos de segurança via celular quando se sentirem em situação de risco.

A programação, que seguiu durante todo o dia, teve sequência com várias atrações. Atividades de hidroginástica, jogos esportivos, serviços de maquiagem e manicure, corte de cabelo, massoterapia, depilação, além de ações recreativas como shows musicais e dança, através das Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Também foram ofertados serviços como distribuição de fichas para o mercado de trabalho, vacinação e inscrição para cursos de gastronomia e língua inglesa.

Eronita cuidando das unhas para celebrar a data

Quem aproveitou para cuidar do cabelo foi a moradora do Bairro Bom Jesus, Rafaela dos Santos, de 34 anos. “Isso é muito bom para a gente se sentir feliz”, disse. Já a moradora do Bairro Belvedere, Eronita Thummler, 66 anos, quis escolher um esmalte de cor diferente no Dia da Mulher. “Hoje escolho o vermelho café, a cor do amor”, brincou.

No evento, mulheres formaram um mosaico com a palavra Respeito
Guilherme Neuhaus

O evento foi uma realização da prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes, e conta com o apoio das demais secretarias do município, além das parcerias com Emater, AABB, Excelsior, Instituto Mix e Senac.