Início Educação As ideias de Carmen Lúcia Helfer

As ideias de Carmen Lúcia Helfer

Everson Boeck
[email protected]

Prestes a iniciar a campanha eleitoral à reitoria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) os candidatos já começam a divulgar suas propostas. A atual pró-reitora de graduação, Carmen Lúcia Helfer, é uma das candidatas. No último sábado, 14 de setembro, ela anunciou seu vice durante o encontro de apoiadores da chapa, onde discutiram as atividades de embasamento da campanha. O atual vice-reitor da universidade, Eltor Breunig, será o seu companheiro de gestão.
Carmen destaca que sua campanha será baseada no diálogo com a comunidade. “Queremos escutar os anseios da comunidade e apresentar nossas propostas. Com esse diálogo montar nosso plano de ação durante a gestão”, assegura. A campanha pela reitoria da Unisc ocorre de 10 de outubro a 10 de novembro. Serão cinco dias de eleições, mas as datas ainda não estão definidas.
A candidata, que faz parte da Unisc há 29 anos, está no segundo mandado como pró-reitora de graduação. Formada em Pedagogia e, também, é bacharel em Direito, tem um longo caminho no Ensino Superior. Para Carmen, a liderança na Universidade precisa ser com uma gestão conjunta, baseada no diálogo e na construção coletiva. “Nossa ideia é aliar a experiência do Eltor (candidato a vice-reitor) com a inovação – por ter, pela primeira vez na história da instituição, uma mulher à frente da Unisc. Este é um momento ímpar e sei que estou preparada”, pontua ela, que teve sua candidatura graças ao incentivo que recebeu de diversas áreas.
Pela primeira vez na história da Unisc, há três candidatos concorrendo à reitoria. Até então, apenas uma chapa era apresentada. Para Carmen, quem ganha com este fato é a comunidade que terá chances de analisar e escolher a melhor proposta.

PROPOSTAS

A candidata à reitoria pretende, em sua gestão, focar mais na área de Pesquisa e Extensão, bem como ampliar investimentos no Parque Tecnológico. Carmen ressalta que seu maior sonho como reitora será colocar a Unisc como a primeira no ranking estadual das instituições comunitárias. Atualmente, a universidade ocupa a terceira posição.
Outra meta, conforme a candidata será ampliar a internacionalização. “Com transparência e excelência acadêmica, queremos intensificar as relações dos nossos alunos com outras universidades do mundo”, frisa. “Também queremos investir em cursos de graduação na área de tecnologia, bem como oferecer salas de aulas amplas, laboratórios e equipamentos modernos, adequados às necessidades dos acadêmicos”, observa.
Carmen acredita que é necessário reforçar o equilíbrio financeiro para que se possa investir em mais blocos e, com isso, atender maior número de alunos. Outro objetivo da candidata é ampliar os financiamentos através de políticas públicas de extensão. “Hoje a Unisc oferece de 72% a 76% de financiamentos. Acreditamos que esse número pode ser aumentado”, sublinha.

Alyne Motta

A candidata Carmen Helfer acompanhada por Angelo Hoff em visita ao Riovale Jornal