LUANA CIECELSKI
[email protected]
Com o objetivo de proporcionar uma reflexão na Semana da Criança, a Associação Amigos do Cinema exibirá nessa terça-feira, 10 de outubro, o premiado documentário “Nos braços de estranhos”, de Mark Jonathan Harris, filme lançado em 2000 nos Estados Unidos.
O tema do filme é, basicamente, as crianças e o holocausto. Ele conta, em 112 minutos de gravação, a história de algumas das 10 mil crianças que conseguiram beneficiar-se do kindertransport e da abertura de fronteiras fornecida pela Inglaterra durando a Segunda Guerra Mundial.
Um dos aspectos mais interessantes, é que o filme surgiu a partir de uma ideia que uma das produtoras dele teve. A mãe de Deborah Oppenheimer foi uma das crianças levadas para a Inglaterra e de tanto ouvir a história, Deborah sonhava com um filme sobre o assunto. Ela cooptou então o diretor Cooptou Mark Jonathan Harris que, em 1997, já havia recebido o Oscar de documentário – por Long Way Home, que também trata do Holocausto.
A sessão acontece na noite dessa terça-feira, 10 de outubro, na Sede do Sindibancários, no Centro de Santa Cruz do Sul (Rua Sete de Setembro, 489), a partir das 20 horas. A sessão é gratuíta e aberta ao público. Após a exibição é comum a realização de debates sobre o filme e o tema.