“A construção tem volumetria contemporânea utilizando materiais de acabamento de alta qualidade e que exijam pouca manutenção, como o revestimento das estruturas e alvenarias com alumínio composto branco”, explica a arquiteta Darlene Lorini, responsável pelo projeto, construção e administração da obra, em conjunto com o engenheiro Romeu Lorini.
O pórtico de entrada, em formato triangular, representa o bico da águia, que faz parte do logo da empresa, tendo como cobertura “um olho de vidro” e um telhado verde, que além de proporcionar um ambiente agradável às salas localizadas no segundo pavimento, contribui no aumento da retenção da água da chuva e drenagem urbana. Na entrada também há um espelho d’água e um chafariz.
A maior parte das fachadas foi executada em glazing, utilizando vidros SunGuard solares com alto grau de reflexão proporcionando aos ambientes internos iluminação natural com conforto térmico e acústico o que resulta em economia de energia.
Na fachada, com maior incidência solar, foi construído um jardim e uma parede verde proporcionando um maior conforto térmico, oportunizando um convívio junto à natureza, além de colaborar com a redução de emissão de carbono.
Os banheiros foram projetados para atender o público masculino, feminino e também cadeirantes. As divisórias internas do prédio são todas em vidro, proporcionando leveza e claridade aos ambientes, além de gerar economia de energia e evitar manutenções.
Nos fundos do empreendimento está localizado um amplo salão de festas e o espaço Gourmet, que irá servir para que os amigos da Belfaactus possam mostrar suas habilidades na culinária.
Divulgação/RJ
Arquiteta Darlene Lorini
Fotos: Rolf Steinhaus