Alyne Motta – [email protected]
No Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro, a jornalista e professora Fabiana Piccinin realizou uma ação um tanto diferente. Junto com o professor Demétrio de Azeredo Soster e Claudete Radunz, distribuíram 25 poemas, em 25 árvores de Santa Cruz do Sul.
Divulgação/RJ
Município integrou, pela primeira vez, o projeto “Um poema em cada árvore”
A Praça Getúlio Vargas, Praça da Bandeira, Avenida do Imigrante, Rua Alberto Pasqualini e Rua Borges de Medeiros foram contemplados pela ação, que acontece pela primeira vez no município. O projeto “Um poema em cada árvore” é organizado pela ONG Instituto Psia, de Governador Valadares, Minas Gerais.
Voltado para a divulgação da arte e da cultura, a atividade busca valorizar o trabalho de poetas locais. Dos 25 poemas, 15 foram determinados pela ONG e os outros 10 são resultados de indicações de autores do município e selecionados pelo Instituto Psia.
Divulgação/RJ
Os professores Fabiana Piccinin e Demétrio Soster fixando poemas nas árvores
A iniciativa faz parte de um programa de atividades concebidas pelo poeta Marcelo Rocha e realizadas pela ONG. Em Governador Valadares, sede do instituto, a ação acontece mensalmente. As árvores são utilizadas como suporte para a leitura, onde são pendurados poemas de poetas desconhecidos do grande público.
Segundo Rocha, “esta foi uma forma encontrada para construir novos espaços de fruição poética, ampliar o acesso da população à poesia e colocar o trabalho de poetas anônimos em contato com novos públicos”. No ano passado, 84 municípios de 24 estados brasileiros participaram da atividade.
Divulgação/RJ
Quem passava pelas árvores, dava uma parada para ler
Este ano, o projeto foi realizado em mais de 80 cidades brasileiras. “Um poema em cada árvore” é uma das iniciativas premiadas com o Prêmio Vivaleitura 2011, concedido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Fundação Santillana.