Início Especiais Artigo: A pandemia e o coração

Artigo: A pandemia e o coração

A SBC-sociedade brasileira de cardiologia, está montando um registro nacional sobre pacientes que tiveram complicações cardíacas ocasionado pelo novo coronavírus (Covid-19).

A iniciativa visa estudar as diversas pesquisas que têm demonstrado que a doença pode causar danos ao coração, como miocardites, infartos, insuficiência cardíaca, isquemia e tromboses.

De acordo com especialistas, apesar de muitos pacientes que têm problemas cardíacos como hipertensão, insuficiência cardíaca, arritmias, e doenças coronarianas, serem mais suscetíveis ao desenvolvimento de complicações em decorrência da doença, alguns infectados que não tinham problemas no órgão, tiveram infarto em decorrência provável da infecção pelo vírus.

Os danos mais frequentes ocorrem no músculo cardíaco e nos vasos sanguíneos após complicações ocasionadas pela Covid-19.

Da mesma forma como causa pneumonia, a doença também causa inflamação no coração e artérias, aumentando a suscetibilidade às arritmias e problemas no músculo cardíaco e vasos sanguíneos.

Neste contexto, as precauções que os cardiopatas devem tomar, precisam ser motivo de maior atenção, por pertencerem a um grupo mais vulnerável e com doenças preexistentes. Os tratamentos médicos já instituídos devem ser seguidos rigorosamente e as vacinas devem estar em dia, principalmente as da gripe e pneumonia.

Na presença de qualquer sintoma relativos ao sistema cardiovascular deve haver comunicação imediata ao seu médico para que haja o direcionamento correto. Fiquem atentos a sintomas como dor no peito, tonturas, falta de ar, palpitações, dificuldade de falar e diminuição de força em membros.

Procurar assistência médica mesmo neste período de pandemia é imprescindível. As clínicas, consultórios e hospitais adotam todas as medidas de segurança para atender e proteger sua saúde.