Alyne Motta
[email protected]
Há 40 anos o pintor Luiz Alberto Werner, o Lula, dava seus primeiros passos na pintura. Hoje, mostra sua história artística em uma exposição individual na Casa das Artes Regina Simonis, um convite da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul. Ao todo são 49 quadros óleo sobre tela.
Obras com estilo de retratos, paisagismo, surrealismo, abstrato e abstrato surrealista, confeccionados nos últimos anos (com alguns quadros antigos) podem ser encontrados na exposição até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13h às 17h e aos sábados das 9h30 às 13h30.
Morando em Santa Cruz do Sul, o pintor sempre teve uma preocupação muito grande em variar o estilo de pintura. E através de pesquisas e da intuição, Lula Werner busca dar uma nova concepção à arte local. “Coloco o meu ponto de vista nos estilos. É isso que eu apresento aqui”, revela o pintor.
Não preocupado com a comercialização, que segundo Lula sempre é bem-vinda, o artista acredita que o conceito da Arte pela Arte pode ser mantido, sem influência direta na mensagem. No ano de 1979, deu início à Faculdade de Belas Artes, na Feevale, em Novo Hamburgo.
Alyne Motta
Lula Werner apresenta 40 anos de pintura
Participante de várias exposições, individuais e coletivas, Lula Werner acha espaço para criar seu acervo. “Demanda muito tempo produzir para si”, revela o pintor, que ainda divide seu tempo produzindo quadros sob encomenda, que conforme Lula revela, não são poucos.
Mais do que executar a arte da pintura, Lula Werner também participou, durante 3 anos, da diretoria da Associação Pró-Cultura onde, com a ajuda de artistas locais, conseguiu organizar um cadastro com fotos e obras de todos os artistas santa-cruzenses ou que residiam no município.
Na constante preocupação de valorizar o artista local, o pintor foi um dos envolvidos na escolha do nome do prédio que hoje tem sua exposição (Casa das Artes Regina Simonis). Também foi um dos que não se esqueceram de homenagear Gilberto Dassow, dando seu nome ao salão principal da Casa das Artes.
EXPOSIÇÕES
Nas exposições individuais que participou, o pintor destaca no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), inauguração do Shopping Marco do Imigrante (Santa Cruz), Restaurante e Churrascaria Centenário, 3 Estilos no Memorial das Artes de Santa Cruz (Masc), entre outras.
Já nas exposições coletivas, Lula teve obras na 5ª e 6ª Femarte, 1ª e 2ª Oktoberfest, 13ª e 15ª Oktoberfest, Oktober-Arte, 1º ConstruArte, 40 Anos do Hospital Ana Nery, 150 Anos da Imigração Alemã, Caixa Econômica Federal, além de participar de várias edições do Brique da Praça.
Alyne Motta
O pintor frente ao seu autorretrato acompanhado da esposa
Fora de Santa Cruz participou do 1º e 2º Prêmio Chandon de Arte e Vinho (São Paulo), “Semana de Cultura do Interior” da Casa de Cultura Mario Quintana (Porto Alegre), Semana Santa de Rio Pardo (Rio Pardo), “Um certo olhar abstrato” no Espaço Cultural Underground (Lajeado), bem como outras mostras.
Entre tantos projetos realizados, Lula Werner foi o idealizador do Restaur’Arte, exposição mais visitada na região, com mais de 2 mil assinaturas. E todo trabalho, como toda pessoa que faz porque realmente ama, traz grandes retribuições ao artista: “Continuo nesta eterna paixão que é a arte”, admite o pintor.